Busca avançada
Ano de início
Entree

Método de determinação da composição corporal de peixes in vivo pelo uso da técnica não-invasiva

Processo: 16/11016-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:João Batista Kochenborger Fernandes
Beneficiário:Cleber Fernando Menegasso Mansano
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25761-4 - Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, AP.TEM
Assunto(s):Modelagem   Peixes

Resumo

Este estudo tem por objetivo padronizar a técnica da absorciometria por duplo feixe de raios-x (DXA) e aplicar para modelar os principais constituintes químicos durante as fases de desenvolvimento dos peixes. O primeiro estudo será realizado para obter a equação da reta padrão de correspondência dos valores estimados pelo DXA para pacus (Piaractus mesopotamicus) e tilápias (Oreochromis niloticus). A composição química dos indivíduos será determinada pelo DXA e pelo o método do abate comparativo (AC). Por meio da relação entre os valores obtidos por ambas as técnicas irá gerar a equação da reta, sendo Y os valores a serem estimado correspondentes à AC e o eixo X os valores preditores obtidos pelo DXA. Esta relação será aplicada para cada componente químico (água, proteína, matéria mineral e gordura). No segundo estudo será caracterizado a curva de crescimento do corpo e dos principais componentes químicos dos animais em um ambiente adequado e não limitante. Os experimentos serão conduzidos no Centro de Aquicultura da UNESP (durante o transcorrer do projeto temático), onde os peixes serão acompanhados e escaneados pela DXA ao longo de 12 meses. No terceiro estudo os resultados a serem obtidos permitirão caracterizar o potencial genético de cada indivíduo, a média da população e sua variabilidade, além de possibilitar a criação de uma planilha eletrônica em linguagem de Excel Visual Basic que determinará a composição corporal dos peixes em tempo real, onde as variáveis de entrada serão os dados gerados pelas leituras da DXA e as variáveis de saída os componentes químicos (proteína, água, gordura e matéria mineral). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANSANO, C. F. M.; MACENTE, B. I.; SILVA, P. DO E. S.; DA ROCHA, R. W.; ESCOBAR, A.; SAKOMURA, N. K.; KHAN, K. U.; FERNANDES, J. B. K.; DA SILVA, E. P. An update on the cecectomy technique in roosters anesthetized with isoflurane used in subsequent amino acid digestibility experiments. POULTRY SCIENCE, v. 98, n. 9, p. 4042-4047, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.