Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do tratamento com infiltrante resinoso sobre o clareamento de superfícies de esmalte bovino manchadas

Processo: 16/05005-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Eduardo Bresciani
Beneficiário:Carolina Gigli Torres Scarense
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Dentifrícios   Clareamento de dente   Descoloração de dente   Cor   Cimentos de resina   Espectrofotômetros   Técnicas in vitro   Análise de variância   Teste de Tukey

Resumo

Objetivo: Avaliar ¨in vitro¨ as possíveis influências de tratamento com resinas infiltrantes no tratamento clareador de superfícies de esmalte manchadas. Material e Método: Vinte espécimes (E) cilíndricos de esmalte bovino com 6mm de diâmetro interno e 1 mm de altura serão obtidos utilizando-se uma broca trefina. As amostras serão divididas aleatoriamente em dois grupos. O grupo controle (n=10) não receberá o tratamento infiltrante e o outro grupo receberá a aplicação do infiltrante resinoso (Icon, DMG, Hamburg, Germany) (n=10). Em ambos os grupos será realizada uma coloração artificial simulando um manchamento extrínseco da superfície dental. As amostras serão colocadas em microtubos contendo 2 ml de um caldo de manchamento modificado (ADA), durante 14 dias. Em seguida serão realizadas as tomadas de cor utilizando o espectrofotômetro de refletância (modelo CM 2600d - Konica Minolta - Osaka, Japão), de acordo com o sistema CIE L * a * b *. Na sequência será realizada a desmineralização da superfície dental em uma solução tampão de acetato 50 mM e posteriormente ocorrerá a aplicação do infiltrante resinoso seguindo as orientações do fabricante, para o grupo teste. Os procedimentos clareadores serão realizados utilizando gel de peróxido de carbamida a 15% (Ultradent, Inc.), oito horas por dia, durante 14 dias, e uma avaliação final da cor será realizada. A comparação estatística entre os grupos será realizada através de análise de variância e teste de Tukey (± = 0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, RAFAEL SANTOS; DE SOUZA, MAURICIO YUGO; FERNANDES MEIRELLES, LAURA CELIA; TORRES SCARENSE, CAROLINA GIGLI; DINIZ, MICHELE BAFFI; FERRAZ CANEPPELE, TACIANA MARCO; BRESCIANI, EDUARDO. Effectiveness of Home Bleaching Treatment after Resin Infiltrant Application. ORAL HEALTH & PREVENTIVE DENTISTRY, v. 18, n. 3, p. 549-554, MAY-JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.