Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismo pelo qual PGE2 oriunda da eferocitose inibe a expressão do IL-1R e a diferenciação de Th17 - envolvimento de SOCS3

Processo: 16/10964-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Alexandra Ivo de Medeiros
Beneficiário:Allan Botinhon Orlando
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/17611-7 - Efeito da fagocitose de células apoptóticas por células dendríticas na diferenciação de células Th17: função de PGE2, AP.JP
Assunto(s):Dinoprostona   Células Th17

Resumo

A Eferocitose (fagocitose de células apoptóticas) promove a síntese de mediadores anti-inflamatórios, como o fator de transformação de crescimento (TGF²), a prostaglandina E2 (PGE2) e a interleucina-10 (IL-10), importantes para a diferenciação de células T reguladoras (Treg). No entanto, a fagocitose de células apoptóticas infectadas direciona a síntese de citocinas anti e pró-inflamatórias, como TGF², IL-6 e IL-23 que sabidamente favorecem a indução de linfócitos T helper 17 (Th17). Resultados obtidos recentemente por nosso grupo demonstram que a fagocitose de células apoptóticas infectadas com Escherichia coli por células dendríticas promove, além da produção de TGF-², IL-1² e IL-6, a síntese de altos níveis da PGE2. Além disso, observamos que a PGE2 via receptor EP4 inibe a diferenciação de linfócitos Th17 por meio da modulação da expressão do receptor de IL-1 em linfócitos Th. Entretanto, o mecanismo pelo qual a PGE2, via EP4, inibe a expressão do IL-1R em linfócitos Th17 permanece desconhecido. Estudos sugerem que a ativação de STAT 3 (Signal transducer and activator of transcription-3) pela sinalização de IL-6 é uma das principais vias envolvidas na expressão do IL-1R e na diferenciação de Th17. Além disso, tem sido demonstrado que a PGE2, em monócitos, aumenta a expressão e a atividade de um dos inibidores de STAT3, a SOCS3 (Suppressor of cytokine signaling 3), e diminui a expressão de IRF4 (Interferon-Regulatory Factor 4), um fator de transcrição importante para a diferenciação de Th17.Portanto a hipótese deste projeto é que a PGE2, via EP4, induz a expressão de SOCS3, que impede a ativação de STAT3, comprometendo a expressão do receptor de IL-1, assim como de fatores de transcrição envolvidos na diferenciação de Th17, como IRF4 e ROR³t.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEJANI, NAIARA NAIANA; ORLANDO, ALLAN BOTINHON; NINO, VICTORIA EUGENIA; PENTEADO, LETICIA DE AQUINO; VERDAN, FELIPE FORTINO; RIBEIRO BAZZANO, JULIA MIRANDA; CODO, ANA CAMPOS; GUERTA SALINA, ANA CAROLINA; SARAIVA, AMANDA CORREIA; AVELAR, MATHEUS ROSSI; SPOLIDORIO, LUIS CARLOS; SEREZANI, C. HENRIQUE; MEDEIROS, ALEXANDRA IVO. Intestinal host defense outcome is dictated by PGE(2) production during efferocytosis of infected cells. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. 115, n. 36, p. E8469-E8478, SEP 4 2018. Citações Web of Science: 2.
PENTEADO, LETICIA DE AQUINO; DEJANI, NAIARA NAIANA; VERDAN, FELIPE FORTINO; ORLANDO, ALLAN BOTINHON; NINO, VICTORIA EUGENIA; DIAS, FERNANDA DE NUZZI; GUERTA SALINA, ANA CAROLINA; MEDEIROS, ALEXANDRA IVO. Distinctive role of efferocytosis in dendritic cell maturation and migration in sterile or infectious conditions. IMMUNOLOGY, v. 151, n. 3, p. 304-313, JUL 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ORLANDO, Allan Botinhon. Mecanismo pelo qual Prostaglandina E2 oriunda da eferocitose inibe a expressão do IL-1R e a diferenciação de Th17. 2018. 109 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.