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Sistema educacional online para o ensino híbrido

Processo: 16/14774-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paula Rodrigues Furtado
Beneficiário:Alcino Hiroyuki Fujii Júnior
Empresa:Mupi Tecnologia e Serviços de Informação Ltda
Vinculado ao auxílio:14/22660-5 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, AP.PIPE
Assunto(s):Educação   Ensino e aprendizagem   Tecnologia educacional   Tecnologias da informação e comunicação   Ensino híbrido   Métodos de ensino   Plataformas de ensino e aprendizagem   Inovação na educação

Resumo

A necessidade da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação não é mais novidade no momento atual. Há pouco tempo não era possível imaginar a dimensão das mudanças sociais consequentes do uso da internet e agora, devido a ela, temos a grande demanda do ensino e da aprendizagem de novas habilidades como desafio. Nas últimas décadas, muitos foram os estudos e as tentativas de encontrar o melhor caminho de fazer uso das TDICs no contexto escolar, passando pela inserção de aparatos tecnológicos na sala de aula até a alteração nos modos de pensar metodologias e estratégias pedagógicas. Hoje, em uma vertente das mais inovadoras, algumas escolas do mundo inteiro tentam alinhar-se à abordagem do Ensino Híbrido a qual, através de diferentes metodologias de ensino que atuam de maneira conjunta, busca a melhor mescla entre online e presencial, entre digital e físico, objetivando a personalização do caminho de aprendizagem de cada indivíduo mas sempre o situando socialmente. O presente projeto propõe a pesquisa e o desenvolvimento de um sistema educacional online que auxilie e também incentive a melhoria continua no processo de inovação do ensino e da instituição escolar. O sistema será composto por ferramentas que facilitem a adequação da abordagem do Ensino Híbrido e o processo de personalização do ensino. Atualmente, para que isso seja efetuado no corpo escolar, são utilizadas ferramentas digitais de diversas origens, causando confusão no momento da escolha e muitas vezes trazendo o desgaste devido à variedade disponível na rede. Além disso, o professor é sobrecarregado ao passo que além de acompanhar seus alunos, precisa aprender a sempre lidar com diferentes ferramentas e preparar aulas considerando todas essas variáveis. Assim, o sistema aqui proposto quer facilitar ao professor a utilização de metodologias condizentes com os objetivos de aprendizagem demandados pelas práticas sociais atuais, o acompanhamento individual de cada aluno, através da oferta de dados já transformados em informações pertinentes, e o processo de inovação das instituições de ensino que precisam estar condizentes com os parâmetros curriculares nacional. (AU)