Busca avançada
Ano de início
Entree

Inferência para processos pontuais não-Poissonianos

Processo: 16/09390-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 12 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:Nancy Lopes Garcia
Beneficiário:Guilherme Vieira Nunes Ludwig
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O processo de Poisson é um dos processos pontuais mais populares para modelar problemas de contagem. Não somente muitos fenômenos naturais podem ser descritos através deste processo, mas também inferência baseada neste modelo é facilmente realizada. A suposição básica de um processo espacial de Poisson é a independência do processo em conjuntos disjuntos. Entretanto, diversos problemas apresentam interação entre os pontos, seja esta interação atrativa, repulsiva ou uma combinação de ambos. Neste projeto abordaremos dois problemas: (1) O que acontece em análise de regressão para processos pontuais se utilizarmos a verossimilhança de um processo de Poisson em um processo não poissoniano? Sabe-se que as estimativas dos coeficientes são consistentes, mas é possível obter estimativas mais eficientes com um modelo semi-paramétrico? (2) Como obter estimativas para processos aglomerados com repulsão através da densidade de Papangelou com respeito ao processo de Poisson?

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, NANCY L.; GUTTORP, PETER; LUDWIG, GUILHERME. Interacting cluster point process model for epidermal nerve fibers. SPATIAL STATISTICS, v. 35, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.