Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel da miosina-Va nos processos da dinâmica mitocondrial e mitofagia

Processo: 16/10862-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Enilza Maria Espreafico
Beneficiário:Jackeline Souza Araújo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08135-2 - CTC - Centro de Terapia Celular, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):19/19769-9 - Estudo da dinâmica espaço-temporal e dos mecanismos por trás do papel das miosinas de Classe V na mitocôndria, BE.EP.DD
Assunto(s):Neoplasias   Miosina tipo V   Dinâmica mitocondrial   Autofagia

Resumo

A arquitetura mitocondrial está envolvida em várias funções cruciais para a viabilidade celular, como proliferação, senescência e sinalização. Mutações que afetam esses processos são causas frequentes de doenças neurológicas, musculares, metabólicas e câncer. Em particular, a dinâmica mitocondrial através do balanço entre fusão e fissão, e a mitofagia para remoção de mitocôndrias danificadas, representam um mecanismo central para adaptação bioenergética das necessidades metabólicas da célula. O citoesqueleto e os motores moleculares têm se mostrado importantes nos processos da homeostase mitocondrial. A miosina-Va, um motor molecular dependente de F-actina, promove alguns fenótipos que remetem a um possível papel no metabolismo celular. Por exemplo, o knockdown da miosina-Va, assim como o da DRP1, uma GTPase essencial para fissão mitocondrial, torna as mitocôndrias mais alongadas, com maior taxa de respiração celular e produção de ROS e, também está ligado à diminuição da capacidade de invasão, migração e aumento das taxas de apoptose de células transformadas. Foi também demostrado que existe colocalização celular entre a miosina-Va e mitocôndrias, o que nos levou a hipótese de que a miosina-Va está envolvida nos processos de dinâmica mitocondrial, seja participando da fissão em conjunto com a F-actina, a qual é requerida no processo, ou até mesmo posicionando a DRP1 nos sítios de fissão. Além disso, a miosina-Va possui uma AAA-ATPase, a p97/VCP, como ligante, que é necessária para o processo de mitofagia dependente de Parkin, o que nos levou à uma hipótese alternativa, que a miosina-Va contribui com a homeostase mitocondrial através do processo de mitofagia. Portanto, o nosso objetivo é elucidar o papel da miosina-Va nos processos de dinâmica mitocondrial e mitofagia, e assim entender melhor como a regulação dos processos metabólicos de células neoplásicas ocorrem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOLCE, LUCIANO G.; SILVA-JUNIOR, RUI M. P.; ASSIS, LEANDRO H. P.; NASCIMENTO, ANDREY F. Z.; ARAUJO, JACKELINE S.; MESCHEDE, INGRID P.; ESPREAFICO, ENILZA M.; DE GIUSEPPE, PRISCILA O.; MURAKAMI, MARIO T. Myosin Va interacts with the exosomal protein spermine synthase. BIOSCIENCE REPORTS, v. 39, n. 3 MAR 29 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.