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Decoerência, dissipação e difusão em games quânticos

Processo: 16/15308-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Mickel Abreu de Ponte
Beneficiário:Natália Andrade Bianchi
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Itapeva. Itapeva , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria dos jogos   Informação quântica   Dissipação quântica   Decoerência quântica   Estado quântico

Resumo

O projeto tem por objetivo desenvolver e analisar games quânticos em um (ou mais) oscilador(es) quântico(s), na qual devemos estudar os efeitos de dissipação, decoerência e difusão. Pretendemos analisar o jogo quântico para vários tipos de estados iniciais do oscilador quântico (estado inicial do jogo): superposições emaranhadas ou não I) de estados de Fock e/ou II) estados coerentes. Para realizar as ações de cada jogador (que representarão as estratégias de jogo) iremos considerar a interação do campo com um átomo conforme o modelo de Jaynes Cummings. Após desenvolvermos o game quântico e suas regras, estudaremos os efeitos de dissipação, decoerência e difusão para o estado do campo, desprezando a perda de coerência do estado atômico durante sua interação do átomo com o campo (o que pode ser estudado posteriormente). Os estudos realizados nos trabalhos [1] sobre subespaços livre de decoerência e aqueles que serão desenvolvidos no projeto de iniciação científica do Aluno Guilherme (processo 2016/05643-5, recentemente aprovado pela FAPESP), sob minha orientação, poderão nos auxiliar no desenvolvimento de jogos quânticos dentro de um subespaço livre de decoerência. (AU)