Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação tecnológica e nutricional de derivados da mandioca comercializados em Belém (PA) Brasil

Processo: 16/12184-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Pesquisador responsável:Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici
Beneficiário:Gustavo Costa Do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos agrícolas   Processamento de alimentos   Físico-química   Mandioca   Amido resistente   Caracterização   Análise funcional   Avaliação nutricional

Resumo

Na região norte brasileira, especialmente no estado do Pará, os pequenos produtores, nas chamadas casas de farinha, transformam a mandioca (Manihot esculenta Crantz) em produtos como farinhas (branca e amarela) que são consumidas como acompanhamento de pratos, fécula de mandioca que serve como ingrediente para diversos pratos regionais, goma de mandioca atualmente muito utilizada para preparação de tapioquinha e um prato regional conhecido como tacacá, além da farinha de tapioca muito consumida como acompanhamento do extrato de açaí. O reconhecimento desses derivados como alimentos que provém saciedade e para possíveis aplicações na indústria é de extrema importância nesse projeto. O projeto será realizado com amostras de farinha de mandioca branca e amarela, farinha de tapioca, goma de mandioca e fécula de mandioca, nas seguintes etapas: caracterização físico-química; caracterização tecnológica; e caracterização funcional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELISA CRISTINA ANDRADE NEVES; GUSTAVO COSTA NASCIMENTO; AMANDA RIOS FERREIRA; DANIELA ANDRADE NEVES; ANDRÉ RINALDI FUKUSHIMA; LUÍS ANTÔNIO BAFFILE LEONI; MARIA TERESA PEDROSA SILVA CLERICI. Classificações e características nutricionais e tecnológicas de farinhas de mandioca comercializadas em Belém, Pará, Brasil. Brazilian Journal of Food Technology, v. 23, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.