Busca avançada
Ano de início
Entree

Acessibilidade e sinalização urbana no município de Presidente Prudente - SP: estudo de caso no bairro jardim das rosas

Processo: 15/10935-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Carolina Lotufo Bueno Bartholomei
Beneficiário:Mariele Fernandes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia da arquitetura   Acessibilidade   Desenho universal   Sinalização de tráfego   Conforto ambiental   Coleta de dados   Relatos de casos   Presidente Prudente (SP)

Resumo

A circulação de veículos automotores no sistema viário é uma prioridade no município de Presidente Prudente - SP. Consequentemente, os percursos para pedestres em passeios púbicos encontram-se em condições inadequadas, principalmente em termos de acessibilidade. Guias rebaixadas com inclinações indevidas, descontinuidade nas calçadas, falta de manutenção e ausência de sinalização visual são alguns exemplos do problema. Diante do exposto, a pesquisa propõe um estudo sobre acessibilidade e sinalização urbana no município de Presidente Prudente, mais especificamente, do bairro Jardim das Rosas. O objetivo é verificar a percepção, o conforto e a segurança dos usuários quanto às condições dos passeios, equipamentos públicos urbanos e a sinalização para pedestres. A metodologia baseia-se nas exigências da NBR 9050, de 11 de setembro de 2015, referente à acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, em observações em campo e na coleta de opiniões dos usuários, por meio de questionário. A partir dos dados coletados, serão elaborados diagnósticos do local e recomendações para a adequação das principais vias do Jardim das Rosas às normas e leis em vigor atualmente.