Bolsa 16/11106-2 - Audiologia, Deficiência auditiva - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Acompanhamento de alunos deficientes auditivos usuários de aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear pela perspectiva dos professores

Processo: 16/11106-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro
Beneficiário:Flávia Rodrigues dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Deficiência auditiva   Acessibilidade   Implante da cóclea   Aparelho de amplificação sonora individual   Auxiliares de audição   Professores   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auxiliares de Audição | deficiência auditiva | docentes | implante coclear | Audiologia

Resumo

O aluno deficiente auditivo (DA) pode apresentar necessidades educacionais especiais. Com a inserção de políticas públicas nas áreas de educação e saúde e os avanços tecnológicos, há possibilidade da utilização da linguagem falada, na escola, para um grupo desses alunos. Recursos de acessibilidade auditiva, no ambiente escolar são importantes e farão parte de uma série de condutas para o desenvolvimento do aluno DA, entretanto, esse não é o único fator a ser considerado na sala de aula. Visto que o professor tem um papel importante no desenvolvimento desses alunos e a formação dos professores não os capacita para atuarem com alunos DA, torna-se relevante a parceria entre as áreas da Saúde e Educação. Este estudo tem como objetivo acompanhar o aluno DA, usuário de aparelho de amplificação sonora ou implante coclear, pela perspectiva do professor. Participarão deste estudo dois grupos de professores que atuarem no segundo semestre do ano de 2016 e no primeiro semestre do ano de 2017. Serão aplicados os questionários: sobre conhecimentos e experiências dos professores (DELGADO-PINHEIRO, 2003), de acompanhamento mensal do aluno e um instrumento de análise da viabilidade do questionário de acompanhamento mensal. Será utilizada a análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa poderão contribuir para elaboração de estratégias que favoreçam a parceria entre as áreas da Saúde e Educação e a atuação do professor com tais alunos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, FLAVIA RODRIGUES; CARRIT DELGADO-PINHEIRO, ELIANE MARIA. Relação entre o conhecimento dos professores sobre grau de perda auditiva, dispositivos tecnológicos e estratégias de comunicação. CoDAS, v. 30, n. 6, . (16/11106-2)