Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema reprodutor masculino e espermiotaxonomia em Dromiidae: existe um só padrão de produção de fluido seminal, empacotamento do espermatozóide e transferência espermática em caranguejos?

Processo: 16/10394-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Jose Zara
Beneficiário:Maria Alice Garcia Bento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Reação acrossômica   Decapoda   Microscopia eletrônica de transmissão   Histologia   Crustacea   Brachyura

Resumo

A família Dromiidae é basal em Brachyura e pouco conhecida do ponto de vista histo-morfológico e ultraestrutural. O objetivo geral será detectar possíveis padrões morfo-histológicos do sistema reprodutor masculino, produção de fluido seminal, comportamento de cópula e transferência espermática. Adicionalmente, pretendemos estudar a reação do acrossomo e realizar a espermiotaxonomia dos Dromiidae brasileiros confrontado com a literatura, a fim de compreender a evolução deste grupo em relação aos Eubrachyura. Indivíduos adultos serão coletados por meio de arrasto em Ubatuba, SP. Para a descrição histológica e histoquímica, o sistema reprodutor será processado para rotina em historesina. Para a transferência espermática, casais de H. parasitica serão mantidos em aquários e o comportamento de cópula será filmado e descrito. O material seminal transferido para as fêmeas serão processados para a microscopia de luz e microscopia eletrônica de varredura. Para as etapas da reação do acrossomo será utilizado o Ionóforo de cálcio A23187 em dimetilsulfóxido, sendo as etapas análisadas em microscópio de contraste interdiferencial de fase, fluorescênia (para citoesqueleto) e eletrônico de transmissão. A ultraestrutura do espermatozoide e as etapas da reação acrossômica serão processadas para rotina em resina Epon-Araldite. Tendo em vista que os Dromiidae pertencem aos Brachyura, espera-se que o sistema reprodutor mostre o padrão de regionalização mais comum aos caranguejos, com espermatozoides empacotados em espermatóforos coenospérmicos. Adicionalmente, espera-se que H. parasitica tenha reação do acrossomo e transferência espermática semelhante aos braquiúros, com a espermateca exercendo papel de armazenamento dos espermatozoides. Além disso, esperamos que a espermiotaxonomia forneça características espermáticas robustas a fim de elucidar as relações de parentesco entre as subfamílias de Dromiidae e outras famílias e superfamílias próximas de Podotremata.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA BENTO, MARIA ALICE; LOPEZ GRECO, LAURA S.; ZARA, FERNANDO JOSE. Seminal fluid production and sperm packaging in dromiid crabs (Brachyura, Podotremata). ZOOLOGY, v. 132, p. 17-30, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENTO, Maria Alice Garcia. Sistema reprodutor masculino e espermiotaxonomia em Dromiidae : existe um só padrão de produção de fluido seminal, empacotamento do espermatozoide e transferência espermática em caranguejos?. 2018. 134 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.