Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de compósitos híbridos avançados: processo RTM

Processo: 15/10906-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Maria Odila Hilário Cioffi
Beneficiário:Dielly Cavalcanti da Silva Monte Vidal
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos

Resumo

Os compósitos são materiais atrativos para a indústria aeronáutica devido ter alta resistência comparada com o peso, dentre os compósitos existem os híbridos que têm o benefício de combinar as vantagens das diferentes fibras, enquanto reduz simultaneamente as suas características menos desejáveis. A matriz de resina epóxi, que é um polímero termorrígido possui propriedades mecânicas mais adequadas para aplicações aeronáuticas quando comparadas com alguns polímeros termoplásticos, por exemplo, por isso muitas vezes esse material é escolhido como matriz de compósitos avançados. Entre os processos de fabricação dos compósitos o RTM tem sido de grande interesse devido a maior facilidade de fabricação com um custo relativamente mais baixo do que a de outros métodos tradicionais como o autoclave. Porém por se tratar de um processo no qual o molde rígido fechado é usado, muitas tensões residuais podem ser inseridas na matriz, além disso, o fato de ser reforçada por reforços fibrosos de diferentes naturezas, durante a cura pode haver mudanças nas propriedades relacionadas ao fenômeno da relaxação dos polímeros, fundamental para caracterização de um compósito avançado. Assim, o objetivo geral deste trabalho é estudar as propriedades viscoelásticas através da análise dinâmico mecânica dos compósitos híbridos avançados de fibra de carbono e de vidro/sistema epóxi e compará-los com a matriz sem o reforço.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA MONTE VIDAL, DIELLY CAVALCANTI; ORNAGHI JR, HEITOR L.; ORNAGHI, FELIPE GUSTAVO; MONTICELI, FRANCISCO MACIEL; CORNELIS VOORWALD, HERMAN JACOBUS; HILARIO CIOFFI, MARIA ODILA. Effect of different stacking sequences on hybrid carbon/glass/epoxy composites laminate: Thermal, dynamic mechanical and long-term behavior. JOURNAL OF COMPOSITE MATERIALS, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
MONTICELI, FRANCISCO MACIEL; DA SILVA MONTE VIDAL, DIELLY CAVALCANTI; SHIINO, MARCOS YUTAKA; CORNELIS VOORWALD, HERMAN JACOBUS; HILARIO CIOFFI, MARIA ODILA. Hybrid-permeability model evaluation through concepts of tortuosity and resistance rate: Properties of manufactured hybrid laminate. POLYMER ENGINEERING AND SCIENCE, v. 59, n. 6, p. 1215-1222, JUN 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDAL, Dielly Cavalcanti da Silva Monte. Estudo do comportamento térmico em longos períodos de tempo de compósitos híbridos processados por RTM. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.