Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação da segurança pré-clínica de nanoestruturas poliméricas para encapsulação da fotoliase

Processo: 16/03887-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 14 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Carlota de Oliveira Rangel Yagui
Beneficiário:Camila Areias de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmetologia   Tecnologia farmacêutica   Nanotecnologia

Resumo

Em 2015, o câncer de pele não melanoma (carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular) foi o de maior incidência na população brasileira, sendo a radiação ultravioleta (UV) o principal fator causador desse tipo de câncer. Estimou-se para esse mesmo ano o diagnóstico de 182 mil pessoas, reforçando a magnitude do problema no país. A aplicação tópica de enzimas de reparo de DNA, tais como a fotoliase, apresenta-se como uma estratégia adequada contra os danos induzidos pela radiação UV, reduzindo a fotocarcinogênese. Entretanto, para que a enzima exerça sua atividade biológica, esta deve atingir o local de ação. Dessa forma, o desenvolvimento de nanoestruturas poliméricas para encapsulação da fotoliase representa uma abordagem adequada e eficaz para sua utilização em veículos de aplicação tópica. Por conseguinte, a proposta desse projeto envolve o desenvolvimento e avaliação da segurança pré-clínica de nanoestruturas poliméricas para encapsulação da fotoliase. Mais precisamente, as seguintes etapas serão desenvolvidas: (I) desenvolvimento de nanoestruturas poliméricas para encapsulação da fotoliase, (II) caracterização física, físico-química e morfológica das nanoestruturas, (III) determinação da atividade enzimática da fotoliase, (IV) avaliação do perfil de liberação da enzima a partir das nanoestruturas, (V) avaliação in vitro da citotoxicidade dos sistemas, (VI) avaliação in vitro da penetração/permeação cutânea das nanoestruturas, (VII) avaliação in vitro do potencial de irritação por método HET-CAM - Hen's Egg Test - Chorioallantoic Membrane. Estima-se que os resultados apresentarão perspectivas de aplicação prática nas áreas estratégicas de desenvolvimento de produtos cosméticos fotoprotetores associados a enzimas quimiopreventoras.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APOLINARIO, ALEXSANDRA CONCEICAO; FERRARO, RAFAEL BERTELLI; DE OLIVEIRA, CAMILA AREIAS; PESSOA, JR., ADALBERTO; RANGEL-YAGUI, CARLOTA DE OLIVEIRA. Quality-by-Design Approach for Biological API Encapsulation into Polymersomes Using ``Off-the-Shelf{''} Materials: a Study on L-Asparaginase. AAPS PHARMSCITECH, v. 20, n. 6 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.