Bolsa 16/11962-6 - Ensino fundamental, Habilidades sociais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e caracterização de habilidades sociais de alunos do Ensino Fundamental I em dois diferentes momentos do ano escolar

Processo: 16/11962-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Letícia Altheman Loureiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Habilidades sociais   Crianças em idade escolar   Práticas pedagógicas   Análise estatística de dados   Caracterização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental I | Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais | habilidades sociais | Habilidades Sociais

Resumo

As Habilidades Sociais (HS) podem ser definidas como competências que facilitam emantêm relacionamentos sociais positivos, auxiliam na aceitação por pares e auxiliam no ajustamento escolar. São aprendidas inicialmente na família e posteriormente em ambientes como a escola. Entre as HS, as Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais (HSPI) são de grande importância uma vez que contribuem para a redução de problemas de comportamento em sala de aula. O presente estudo objetiva avaliar e caracterizar as HS, com foco em HSPI, de alunos do Ensino Fundamental I,comparando-as entre os sexos e entre dois momentos do ano letivo e relacionando-as com problemas de comportamento, desempenho acadêmico e prática educativa dos professores. Está inserido dentro de um projeto maior intitulado "Novos subsídios paraa prevenção de dificuldades adaptativas na escola". Contará com a participação de 90 crianças do Ensino Fundamental I, de ambos os sexos, com idade entre 6 e 11 anos, esuas professoras. A coleta de dados ocorrerá em duas escolas municipais da cidade de Sertãozinho no interior do estado de São Paulo. Serão utilizados os instrumentos:"Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais - SSRS (versão para professores)","Sondagem de Solução de Problemas Interpessoais em Crianças (CHIPS)" e "Diários de sala do professor". Os resultados serão cotados segundo as proposições de cada instrumento e transpostos para planilhas para posteriores análises estatísticas. Para oconteúdo dos diários de classe serão realizadas análises qualitativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)