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Análises regional e estadual do desempenho em matemática na rede pública estadual de ensino: abordagem utilizando uma base de dados relacional do saresp

Processo: 16/13411-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Camila Fernanda Bassetto Sampaio
Beneficiário:Renato Forte Aguiar
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01332-5 - Análises regional e estadual do desempenho em matemática na rede pública estadual de ensino: abordagem utilizando uma base de dados relacional do SARESP, AP.R
Assunto(s):Análise multinível
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Multinível | Base de Dados SARESP | Desempenho em Matemática | Saresp | Análise de desempenho em matemática

Resumo

O presente projeto tem como principal objetivo analisar o desempenho em matemática dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino do estado de São Paulo participantes das últimas edições do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP. Para alcançar tal objetivo, serão consideradas as notas obtidas nas provas de matemática no SARESP entre os anos de 2008 e 2014, disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo - SEE/SP. A análise das notas obtidas no SARESP dar-se-á sob duas formas, sendo uma para o Estado como um todo e outra considerando as macro regiões do estado de São Paulo. Como objetivo secundário caracteriza-se a organização dos dados disponibilizados pela SEE, visto o grande número de informações existente. Para realizar análises sobre as notas obtidas pelos alunos da rede pública estadual nas provas de matemática do SARESP, é necessário, inicialmente identificar características das escolas para as quais se tem informações, tais como, tipo de ensino oferecido, período das aulas, localização, entre outras. Após a organização desses dados, concentrar-se-ão esforços sobre o objetivo principal proposto no presente projeto, descrito anteriormente. A compreensão dos fatores que atuam sobre o desempenho do aluno, influenciando diretamente o nível de classificação em que o mesmo se encontra é importante para subsidiar a SEE nas definições voltadas às políticas educacionais. O conhecimento das características regionais onde a escola cujo desempenho do aluno foi inferior às demais está situada e que podem interferir na nota do aluno assume caráter significativo na busca por explicações e formas de superação para a atual situação da Educação Básica brasileira.

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