Busca avançada
Ano de início
Entree

O gênero entrevista oral de divulgação científica: uma análise comparativa de discursos em russo e em português

Processo: 15/10458-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Sheila Vieira de Camargo Grillo
Beneficiário:Maria Glushkova
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Divulgação científica

Resumo

Esta pesquisa objetiva desenvolver a idéia de que o discurso científico não é isolado e não está limitado às instituções científicas, mas estabelece relações dialógicas com as diversas esferas da sociedade moderna, por meio da comparação da divulgação cinetífica em duas línguas diferentes: o português do Brasil e o russo. Observando diferentes meios de comunicação entre a sociedade e o mundo científico (rádio, televisão, internet), vamos observar o gênero entrevista oral em que o conhecimento científico é dirigido para um público de não cientistas. O termo português "divulgação científica" vai ser adotado e explicado para os linguistas russos como o mais adequado para representar a interação entre os discursos em diálogo. Em ambos os países, teorias de análise comparativa de discursos ainda são pouco desenvolvidas. A escolha desses dois países e sociedades modernas não muito próximas proporciona a possibilidade de considerar os resultados da pesquisa puros e aplicar uma metodologia elaborada e desenvolvida para os outras esferas de análises comparativas: discursivas, linguísticas, culturais etc. A base teórica será a teoria bakhtiniana articulada à análise comparativa de discursos em desenvolvimento no França, devido à falta de trabalhos nessa área no Brasil e na Rússia. Essa falta indica a importância e o aspecto inovador da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA GLUSHKOVA. UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DISCURSO CIENTÍFICO-POLÍTICO-EMPRESARIAL NO BRASIL E NA RÚSSIA. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 62, n. 3, p. -, Dez. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.