Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da redução e resistência bacteriana via múltiplos ciclos de terapia fotodinâmica

Processo: 16/10310-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Carla Raquel Fontana Mendonça
Beneficiário:Lucas Henrique de Paula Zago
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Microbiologia   Fotoquimioterapia   Farmacorresistência bacteriana   Fármacos fotossensibilizantes

Resumo

Neste estudo, comparando amostras clínicas e ATCC avaliaremos a redução e a resistência das bactérias periodontopatogênicas, após aplicações sucessivas De Terapia Fotodinâmica (TFD) mediadas por Curcumina, Clorina e6 e azul de metileno. Estas condições serão testadas tanto suspensão quanto em biofilme múltipla espécie. Os testes iniciais serão desenvolvidos a partir de uma mistura de cepas ATCC que estão envolvidas na instalação da doença; Enterococcus faecalis (ATCC 29212), Fusobacterium nucleatum subsp. nucleatum (ATCC 25586) e Propionibacterium acnes (ATCC 6919), com o intuito de mimetizar a condição clínica e numa segunda etapa avaliaremos amostras clínicas subgengivais de placa bacteriana (biofilme dental) de pacientes em tratamento da doença periodontal da Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP. Tanto em amostras clinicas quanto na mistura de cepas ATCC as suspensões bacterianas serão cultivadas em anaerobiose para a formação do biofilme in vitro. Após este período, faremos a identificação e quantificação das espécies bacterianas presentes nas amostras clínicas, por análise molecular e administraremos os fármacos (fotossensibilizadores) de acordo com os grupos avaliados. A exposição à luz será de acordo com o espectro de absorção de cada fotossensibiizador testado. O número de ciclos ideal para a redução bacteriana em suspensão e biofilme será determinado, bem como objetivamos avaliar a possibilidade do potencial dos microrganismos em desenvolver tal resistência após sucessivas aplicações da terapia fotodinâmica. A viabilidade celular será determinada por contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/mL), ensaio de XTT, Concentração Inibitória Mínima (CIM), análise por imagem via microscopia eletrônica de varredura e quantificação da biomassa total. Estudos do potencial dos microrganismos em desenvolver resistência à TFD são de extrema importância, pois até o momento os resultados ainda são escassos e controversos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA ZAGO, LUCAS HENRIQUE; DE ANNUNZIO, SARAH RAQUEL; DE OLIVEIRA, KLEBER THIAGO; BARBUGLI, PAULA ABOUD; VALDES, BELEN RETAMAL; FERES, MAGDA; FONTANA, CARLA RAQUEL. Antimicrobial photodynamic therapy against metronidazole-resistant dental plaque bacteria. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 209, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAGO, Lucas Henrique de Paula. Avaliação da redução e resistência bacteriana via múltiplos ciclos de terapia fotodinâmica.. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.