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Melancolia em A Pilgrimes Solace de John Dowland: aspectos filosóficos, poéticos e retórico-musicais

Processo: 16/01850-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 27 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Juliana Lima Vasques
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07019-0 - A melancolia em 'A Pilgrimes Solace' de John Dowland: aspectos filosóficos, poéticos e retórico-musicais, BE.EP.MS
Assunto(s):Musicologia   Alaúde   Neoplatonismo   Melancolia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alaúde | John Dowland | melancolia | música elisabetana | neoplatonismo | retórica musical | Musicologia

Resumo

O presente projeto visa analisar, através da perspectiva da retórica-musical, A Pilgrimes Solace (1612) de John Dowland, almejando a compreensão da melancolia religiosa elisabetana, as confluências desta com a filosofia neoplatônica e suas representações simbólicas nos textos da peça. A partir do séc. XVI, a melancolia tornou-se um assunto filosófico de grande relevância na Inglaterra, sendo estudada tanto pelas ciências como pelas artes, sob diversas abordagens. Dentre os vários aspectos da melancolia, a mais discutida é aquela descrita em preceptivas quinhentistas como 'religiosa', que aborda o pecado, a redenção e a união da alma com Deus. John Dowland foi um dos principais representantes da melancolia na música elisabetana. Ele utilizou diversos artifícios retóricos para representá-la em suas obras, como já foi possível comprovar em nosso trabalho de Iniciação Científica, que discorreu sobre a coleção intitulada Seven Tears, deste mesmo compositor. Diante desta perspectiva, a abordagem musicológica deste trabalho será aquela proposta por Vicent Duckles, Joseph Kerman e Jean Nattiez, sugerindo, assim, uma inter-relação entre aspectos históricos, filosóficos e retórico-musicais. Desta maneira, a conexão entre essas áreas será utilizada para a análise da obra escolhida, podendo contribuir para um aprofundamento investigativo sobre este estudo. Os principais autores utilizados nesta pesquisa são Timothy Bright, Marsílio Ficino, Henry Peacham, o velho e o jovem e Erwin Panofsky et al. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASQUES, Juliana Lima. As canções religiosas de A Pilgrimes Solace de John Dowland: aspectos filosóficos, históricos e retórico-musicais. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

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