Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de simulações computacionais de parâmetros espectrais de RMN como suporte à caracterização de vidros metálicos

Processo: 16/12319-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:José Pedro Rino
Beneficiário:Ary Rodrigues Ferreira Junior
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Vidros metálicos   Simulação de dinâmica molecular   Métodos ab initio   Ressonância magnética nuclear

Resumo

O objetivo principal da pesquisa é estabelecer e validar um protocolo que permita o emprego consistente de simulações computacionais como um suporte ao estudo das estruturas atômica e eletrônica de vidros metálicos com a espectroscopia por ressonância magnética nuclear de estado sólido (RMN-ES). Existe um grande interesse tecnológico no desenvolvimento destes materiais, para os quais a caracterização estrutural em escala atômica ainda representa um obstáculo para a otimização das técnicas de produção e processamento dos mesmos. Neste âmbito, a espectroscopia por RMN-ES tem se mostrado uma ferramenta bastante promissora. No entanto, devido às interações entre os spins nucleares e os spins dos elétrons de condução, bem como à própria natureza amorfa destas ligas, o uso de simulações computacionais se faz necessário para o estabelecimento de conexões unívocas entre os picos observados nos espectros e a estrutura local subjacente. A validação da abordagem teórica será realizada fazendo uso de dados experimentais disponíveis na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, ARY R. DFT-GIPAW Al-27 NMR Simulations for Intermetallics: Accuracy Issues and Magnetic Screening Mechanisms. Journal of Physical Chemistry C, v. 123, n. 14, p. 9371-9381, APR 11 2019. Citações Web of Science: 0.
FERREIRA, ARY R.; RINO, JOSE P. On the use of atomistic simulations to aid bulk metallic glasses structural elucidation with solid-state NMR. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, AUG 24 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.