Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas mucoadesivos de gelana/amido retrogradado destinados à liberação colônica do bevacizumabe para o tratamento do câncer colorretal.

Processo: 15/21412-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Maria Palmira Daflon Gremião
Beneficiário:Valéria Maria de Oliveira Cardoso
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Hidrogéis   Sistemas de liberação de medicamentos   Amido resistente   Neoplasias colorretais

Resumo

O cancer colorretal é o terceiro tipo com maior taxa de incidência entre homens e mulheres,mundialmente. A quimioterapia endovenosa é a alternativa terapêutica mais comumente empregada no tratamento contra a maioria dos tipos de cânceres. Entretanto, a sua eficácia é limitada devido à falta de especificidade/seletividade dos agentes quimioterápicos que torna necessária a administração de elevadas doses, provocando severos efeitos colaterais sistêmicos. O bevacizumabe foi o primeiro anticorpo monoclonal aprovado pelo FDA para a terapia anticâncer e sua eficácia tem sidodemonstrada no tratamento de diversos tipos de tumores sólidos. A liberação cólon específica do bevacizumabe, a partir da administração oral de sistemas nanoestruturados, representa uma estratégia promissora para aumentar sua especificidade de ação e consequente atividade antitumoral no câncer de cólon. As propriedades bio/mucoadesivas e a degradabilidade enzimática específica do amido resistente e da gelana os fazem materiais promissores para desenvolvimento de sistemas de liberaçãocólon específica de fármacos. A vetorização do bevavizumabe para o cólon em sistemasnanocarreadores poliméricos representa uma estratégia racional para maximizar sua interação biológica com o tecido tumoral. Nanopartículas de gelana e amido resistente contendo bevacizumabe serão preparadas por complexação polieletrolítica e caracterizadas através das análises de eficiência deassociação, tamanho, forma, potencial zeta, dicroísmo circular, propriedades reológicas e térmicas (DSC e TG/DTG). A permeabilidade celular será avaliada em monocamadas de células Caco-2. O desempenho das nanopartículas como sistemas de liberação controlada do bevacizumabe será avaliado pelo estudo de liberação in vitro, em meios com valores de pH mimetizam às diferentes porções do TGI, e pela determinação dos mecanismos de liberação do fármaco.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTORELLI, FRANCESCA DAMIANI; DE OLIVEIRA CARDOSO, VALERIA MARIA; FERREIRA, NATALIA NORONHA; FIORAMONTI CALIXTO, GIOVANA MARIA; FONTANA, CARLA RAQUEL; BALTAZAR, FATIMA; DAFLON GREMIAO, MARIA PALMIRA; CHORILLI, MARLUS. Chick embryo chorioallantoic membrane as a suitable in vivo model to evaluate drug delivery systems for cancer treatment: A review. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 153, p. 273-284, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA CARDOSO, VALERIA MARIA; DAFLON GREMIAO, MARIA PALMIRA; FERREIRA CURY, BEATRIZ STRINGHETTI. Mucin-polysaccharide interactions: A rheological approach to evaluate the effect of pH on the mucoadhesive properties. International Journal of Biological Macromolecules, v. 149, p. 234-245, APR 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.