Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta embrionária a meios de cultivo baseados nos fluidos do oviduto e útero de bovinos

Processo: 16/00350-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Marcella Pecora Milazzotto
Beneficiário:Érika Cristina dos Santos
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Metaboloma   Técnicas in vitro   Reprodução animal

Resumo

A produção in vitro (PIV) de embriões bovinos busca mimetizar as condições do trato reprodutivo feminino para obtenção do maior número de embriões e aumento da produtividade na exploração animal. Apesar disso, o sistema e meios de cultivo estão muito além dos índices desejáveis de produção embrionária, uma vez que grande parte destes foram desenvolvidos para a PIV de outras espécies. Sendo assim, existe a necessidade da otimização de meios de cultivo, adequando-os a PIV bovina. Associado a isto, é importante compreender a resposta dos embriões aos meios de cultivo, buscando condições cada vez mais próximas da fisiológica. Portanto, o objetivo deste estudo é o desenvolvimento de meios de cultivo embrionário sequenciais baseados na composição química dos fluidos do oviduto e útero bovinos em relação a substratos energéticos e aminoácidos. Além disso, a comparação da resposta metabólica dos embriões cultivados neste sistema com aqueles cultivados em meio convencional (SOFaa). Para isso, embriões serão produzidos in vitro por protocolos convencionais. Para ambos os sistemas (controle - SOFaa e tratamento - meios sequenciais B1/B2), serão realizadas as seguintes avaliações em D3 e D7: relação ATP:ADP, potencial de membrana mitocondrial, quantificação de NADH, presença de glicólise aeróbica, produção de espécies reativas de oxigênio, apoptose e relação massa celular interna:trofoectoderma. Além disso, serão quantificados transcritos relativos ao metabolismo dessas vias. Em relação as análises não invasivas, meios de cultivo destes embriões serão analisados quanto ao consumo de aminoácidos (CG-MS), consumo de glicose e produção de lactato, metaboloma pelo padrão de espectroscopia Raman e presença de miRNAS relativos a qualidade embrionária. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de um meio de cultivo alternativo mais eficiente do que os utilizados atualmente, com a geração de embriões de melhor qualidade e com perfis mais semelhantes aos embriões in vivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, ERIKA CRISTINA; DA FONSECA JUNIOR, ALDCEJAM MARTINS; DE LIMA, CAMILA BRUNA; ISPADA, JESSICA; ALCANTARA DA SILVA, JOAO VITOR; MILAZZOTTO, MARCELLA PECORA. Less is more: Reduced nutrient concentration during in vitro culture improves embryo production rates and morphophysiology of bovine embryos. Theriogenology, v. 173, p. 37-47, OCT 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.