Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de recuperação dos parâmetros bioquímicos e de fadiga após realização de diferentes modelos de jogos reduzidos em jogadoras de futebol

Processo: 15/24833-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Marcelo Papoti
Beneficiário:Rafaela Bevilaqua Mascarin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia do exercício   Atletas   Futebol   Parâmetros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carga Interna De Treinamento | Futebol | jogos reduzidos | Recuperação | Fisiologia do exercicio

Resumo

Métodos de treinamento baseados em modelos de jogos reduzidos (MJR) parecem promover maior benefício fisiológico e tático para jogadores de futebol por apresentarem características mais específicas ao jogo. Desse modo, o objetivo do presente estudo será analisar os parâmetros fisiológicos, bioquímicos, autonômicos e neuromusculares no momento do esforço e sua dinâmica durante o processo de recuperação em quatro MJR. Participarão do estudo vinte e seis atletas profissionais de futebol feminino. Durante e após as sessões dos MJR, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) será avaliada e amostras sanguíneas serão retiradas antes, imediatamente, 24h, 48h e 78h após para análise bioquímica, além das concentrações de lactato ([Lac]) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) em momentos específicos. Antes e após as sessões, a técnica de Twitch Interpolation será aplicada para avaliação da fadiga central e periférica. Todas as ações durante os MJR serão integralmente filmadas por câmeras de vídeo digitais posicionadas em pontos específico do campo e o rastreamento será realizado por meio do software Dvideo®. O tamanho amostral será calculado usando G*Power 3.1 software, assumindo o poder estatístico de 95% com nível de significância de 0,05. Para a comparação das respostas sanguíneas e ativação central e periférica será utilizado o teste de análise de variância (ANOVA-TwoWay). As possíveis associações entre as alterações dos parâmetros investigados com os desempenhos em cada MJR serão verificados com o teste de correlação de Pearson. O nível de significância será pré-fixado em p < 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASCARIN, RAFAELA B.; DE ANDRADE, VITOR L.; BARBIERI, RICARDO A.; LOURES, JOAO P.; KALVA-FILHO, CARLOS A.; PAPOTI, MARCELO. Dynamics of Recovery of Physiological Parameters After a Small-Sided Game in Women Soccer Players. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 9, . (15/24833-7)
NORBERTO, MATHEUS SILVA; DE ARRUDA, TARINE BOTTA; CURSIOL, JONATAS AUGUSTO; DE ANDRADE, VITOR LUIZ; DE ARAUJO, GUSTAVO GOMES; PAPOTI, MARCELO. etformin anticipates peak of lactate during high-intensity interval training but no changes performance or neuromuscular response in amateur swimmer. CLINICAL NUTRITION ESPEN, v. 46, p. 305-313, . (15/24833-7, 16/10029-4)
NORBERTO, MATHEUS SILVA; DE ARRUDA, TARINE BOTTA; PAPOTI, MARCELO. A New Approach to Evaluate Neuromuscular Fatigue of Extensor Elbow Muscles. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 11, p. 12-pg., . (16/12781-5, 16/10029-4, 15/24833-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.