Bolsa 16/12574-0 - Ácaros, Diptera - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção e caracterização molecular de Bartonella spp. em moscas Streblidae e ácaros Macronyssidae e Spinturnicidae parasitas de quirópteros

Processo: 16/12574-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcos Rogério André
Beneficiário:Renan Bressianini do Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ácaros   Diptera   Bartonelose animal   Morcegos   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ácaros | Bartonelose | dípteros | Morcegos | qPCR | Diagnóstico molecular de agentes transmitidos por artrópodes

Resumo

Bactérias do gênero Bartonella, microrganismos gram-negativos fastidiosos altamente especializados em parasitar mamíferos, são os agentes etiológicos da bartonelose, enfermidade cujos sinais clínicos variam segundo as diferentes espécies de hospedeiros e patógenos envolvidos. Atualmente, mais de 30 espécies dentro deste gênero estão descritas em todo o mundo. A transmissão destes organismos ocorre por meio de artrópodes vetores hematófagos (pulgas, carrapatos, piolhos e mosquitos), a qual é facilitada pelo estabelecimento de uma parasitemia prolongada em seus hospedeiros vertebrados. A busca por hospedeiros vertebrados domésticos e selvagens e vetores para espécies de Bartonella spp. mostra-se necessária, haja vista o caráter zoonótico deste grupo de organismos. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar, por meio de técnicas moleculares, a ocorrência de Bartonella em dípteros da família Streblidae e ácaros das famílias Macronyssidae e Spinturnicidae coletados em morcegos capturados na Reserva Biológica de Tinguá, localizada na região nordeste do município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. Para tal, 400 exemplares de dípteros Strelidae e 100 ácaros Macronyssidae e Spinturnicidae serão submetidos à extração de DNA e subsequente PCR em tempo Real quantitativa (qPCR) para Bartonella spp. baseada no gene nuoG. As amostras positivas serão submetidas a ensaios de PCR convencional baseados na região intergênica do gene 16S-23S do RNA ribossomal (ITS) e nos genes gltA, rpoB, ribC, pap-31, Fstz, groEL e nuoG de Bartonella spp., a fim de se realizar a caracterização molecular, por meio do sequenciamento e análise filogenética. O presente trabalho contribuirá para o entendimento da diversidade genética de organismos do gênero Bartonella circulantes em animais e ectoparasitas em nosso país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO AMARAL, RENAN BRESSIANINI; LOURENCO, ELIZABETE CAPTIVO; FAMADAS, KATIE MARIA; GARCIA, AMANDA BARBOSA; MACHADO, ROSANGELA ZACARIAS; ANDRE, MARCOS ROGERIO. Molecular detection of Bartonella spp. and Rickettsia spp. in bat ectoparasites in Brazil. PLoS One, v. 13, n. 6, . (15/14896-1, 16/12574-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Renan Bressianini do. Detecção e caracterização molecular de Bartonella spp. em moscas Streblidae e ácaros Macronyssidae e Spinturnicidae parasitas de quirópteros. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.