Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da criação de uma Comunidade de Prática para a capacitação docente no curso de medicina da Universidade de Groningen na Holanda

Processo: 16/11908-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marco Antonio de Carvalho Filho
Beneficiário:Marco Antonio de Carvalho Filho
Anfitrião: Rene Tio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University Medical Center Groningen (UMCG), Holanda  
Assunto(s):Educação médica

Resumo

A formação médica passa por um desafio inédito nos dias de hoje, e uma grande reforma curricular faz-se necessária. Atualmente há um entendimento mundial de que temos que formar um profissional médico com grande capacidade reflexiva, comprometido com o seu paciente e com o sistema de saúde onde está inserido, que lidere o processo de transformação e qualificação do cuidado no plano regional, mas que ao mesmo tempo esteja conectado com a realidade de sua profissão no cenário global. A capacitação docente profissionaliza a docência, e pode oferecer uma plataforma conceitual que aglutina professores comprometidos com a qualificação do próprio trabalho e da instituição de ensino. O conceito de "Comunidades de Prática" é potencialmente importante para o processo de capacitação docente uma vez que qualifica o processo de ensino-aprendizagem no cenário real de prática, onde os modelos, o processo de tutoria e facilitação do aprendizado, a criação de uma identidade, os problemas práticos reais do dia a dia, e o trabalho em equipe são fundamentais. Apesar deste potencial teórico, as iniciativas de capacitação docente ainda não foram suficientemente submetidas a uma abordagem científica, que verifique objetivamente suas contribuições para a qualificação institucional como um todo. Este trabalho tem por objetivos: 1- Criar uma Comunidade de Prática para a capacitação docente na Universidade de Groningen; 2 - Desenvolver métodos quantitativos e qualitativos para avaliação do impacto da criação desta Comunidade de Prática na atividade docente; 3 - Avaliar o impacto na motivação e satisfação docente e discente, na performance dos estudantes e dos próprios professores, na eficiência da prática docente e, principalmente, na transferência do aprendizado para o cenário real de prática; e, por último, 4 - comparar estratégias formais x informais, presenciais x online, nas atividades da Comunidades de Prática em relação aos parâmetros já mencionados. Esta experiência fundamentará a criação de Comunidades de Prática para capacitação docente na Universidade Estadual de Campinas e em outras instituições de ensino brasileiras, permitindo a realização de estudos científicos multicêntricos, contribuindo para excelência acadêmica dos cursos de medicina brasileiros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNARDO, MONICA OLIVEIRA; CECILIO-FERNANDES, DARIO; COSTA, PATRICIO; QUINCE, THELMA A.; COSTA, MANUEL JOAO; CARVALHO-FILHO, MARCO ANTONIO. Physicians' self-assessed empathy levels do not correlate with patients' assessments. PLoS One, v. 13, n. 5 MAY 31 2018. Citações Web of Science: 5.
CARVALHO-FILHO, MARCO A.; SCHAAFSMA, EVELYN S.; TIO, RENE A. Debriefing as an opportunity to develop emotional competence in health profession students: faculty, be prepared!. SCIENTIA MEDICA, v. 28, n. 1, SI 2018. Citações Web of Science: 1.
SOARES BRANDAO, CAROLINA FELIPE; DE CARVALHO-FILHO, MARCO ANTONIO; CECILIO-FERNANDES, DARIO. Simulation centers and pedagogical planning: Two sides of the same coin. SCIENTIA MEDICA, v. 28, n. 1, SI 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.