Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desempenho, crescimento e características de carcaça de linhagens de tilápias (Oreochromis niloticus)

Processo: 16/13332-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Vander Bruno dos Santos
Beneficiário:Marcus Vinicius de Almeida
Instituição-sede: Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Curvas de crescimento   Morfometria   Piscicultura

Resumo

Objetiva-se avaliar o crescimento da tilápia do Nilo das linhagens, Premium, Supreme, Aquamérica e Spring. O experimento será realizado no Polo Alta Sorocabana - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), em Presidente Prudente - SP, localizado em 22º11' de latitude Sul, 51º23' de longitude Oeste e 458,3 m de altitude. Alevinos de tilápia, machos revertidos, de aproximadamente 8 g serão cultivados em sistemas de recirculação de água contendo tanques de 0,5 m³, a densidade de 60 peixes / m³, com quatro repetições (tanques). Os peixes serão alimentados três vezes ao dia com mesma ração comercial específica para cada fase de crescimento de acordo com a biomassa de cada tanque. Ao longo do crescimento, serão amostrados cinco peixes de cada tanque no início e aos 60, 120, 180 e 240 dias de cultivo depois de passar por um período de jejum de 24 horas. Os peixes amostrados serão pesados e serão tomados o comprimento, altura, largura e perímetro do corpo. Serão determinados a sobrevivência, ganho de peso, conversão alimentar e homogeneidade dos lotes em cada período. O modelo exponencial de crescimento também será ajustado para a determinação e comparação das taxas de crescimento. Aos 240 dias serão obtidos os pesos das vísceras, fígado, carcaça, pele e file. Serão calculados os rendimentos de cada parte e os índices hepatossomático e viscerossomático. Será utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições (tanques). O estudo do crescimento será realizado ajustando todos os dados do peso do peixe para o modelo exponencial, dado por y= Aekx, e modelo de Gompertz dado por y = Aexp(-Be-Kx). Adicionalmente serão determinadas as taxas de crescimento absoluta e relativa e o peso e idade à inflexão. Os parâmetros das curvas para cada linhagem serão comparados por seus intervalos de confiança a 95% de probabilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, VANDER BRUNO; SILVA, VINICIUS VASCONCELOS; DE ALMEIDA, MARCUS VINICIUS; MARECO, EDSON ASSUNCAO; SALOMAO, RONDINELLE A. S. Performance of Nile tilapia Oreochromis niloticus strains in Brazil: a comparison with Philippine strain. JOURNAL OF APPLIED ANIMAL RESEARCH, v. 47, n. 1, p. 72-78, JAN 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.