Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de formulações dermocosméticas contendo ácido cafeico e avaliação da atividade antimicrobiana

Processo: 16/07496-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Corrêa
Beneficiário:Lia Carolina Oliveira dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07052-7 - Estudos de permeação através do folículo piloso de formulações tópicas contendo ácido cafeico, BE.EP.IC
Assunto(s):Cosmetologia   Dermocosméticos

Resumo

Os compostos fenólicos estão presentes nos vegetais, sendo o ácido cafeico (AC) um derivado dos ácidos cinâmicos, pertencente a classe dos fenilpropanóides. O AC se mostra como um potente antioxidante, agindo desde o início até a propagação da cadeia oxidativa. Ensaios in vitro também demonstraram que a atividade antimicrobiana da própolis está atrelada à presença do ácido cafeico em sua composição. O objetivo desde trabalho é a obtenção de resultados que avaliem a capacidade antimicrobiana do ácido cafeico, para uso em formulações dérmicas, como sistemas emulsionados que são amplamente utilizados por possuirem maiores vantagens em sistemas para liberação de ativos e filmes poliméricos que representam inovação frente a produtos tradicionais, por proporcionarem maior praticidade e facilidade de uso e de transporte, mantendo sempre a eficácia e a segurança necessárias a um produto para o cuidado da pele sendo que para a avaliação de atividade antimicrobiana serão utilizadas técnicas já conhecidas, como a microdiluição em placa de noventa e seis poços e a leitura espectrofotométrica, com finalidade de se obter a concentração inibitória mínima (CIM) e a concentração bactericida mínima (CBM) do composto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA DOS SANTOS, LIA CAROLINA; SPAGNOL, CAROLINE MAGNANI; JOSE GUILLOT, ANTONIO; MELERO, ANA; CORREA, MARCOS ANTONIO. Caffeic acid skin absorption: Delivery of microparticles to hair follicles. SAUDI PHARMACEUTICAL JOURNAL, v. 27, n. 6, p. 791-797, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.