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Grupos colaborativos: contribuições para a melhoria da qualidade de ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o desenvolvimento profissional de professores de escolas da Diretoria Leste 1

Processo: 16/17414-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Edda Curi
Beneficiário:Adriana Guilhermino da Silva
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/23694-3 - Grupos colaborativos: contribuições para a melhoria da qualidade de ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o desenvolvimento profissional de professores de escolas da diretoria leste 1, AP.EP
Assunto(s):Qualidade da educação   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Ensino de matemática   Educação matemática   Baixo rendimento escolar   Formação de professores   Capacitação de professores   Escola pública

Resumo

Este Projeto tem como finalidade investigar a melhoria das aprendizagens matemáticas de alunos de escolas de baixo rendimento da Diretoria Leste 1 e o desenvolvimento profissional de seus professores quando os mesmos participam de grupos colaborativos formados por professores da escola básica, mestrandos, doutorandos, e pesquisadores da Universidade. É fruto de uma parceria entre Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Ciências e de Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e a Diretoria Leste 1 da rede estadual de São Paulo. Foi apresentado à Universidade um relatório apontando seis escolas com mais baixo rendimento em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com o Saresp - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Nessa Diretoria há um total de 50 escolas e entre as consideradas prioritárias em relação à Matemática, estão as com menos de 25% de alunos considerados via SARESP como abaixo do básico em Matemática.Tem como objetivos implementar ações de formação de professores que permitam melhorar as aprendizagens matemáticas dos alunos de cinco escolas públicas da DRE Leste 1, a partir de estudos e realização de pesquisas em Educação Matemática; produzir conhecimentos acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, a partir de problemas e necessidades reais das escolas indicadas pela DRE Leste 1, no âmbito de grupos colaborativos; desenvolver pesquisas colaborativas entre professores das escolas públicas indicadas e pesquisadores da Universidade. A metodologia escolhida é a investigação sobre a própria prática, realizada em um contexto colaborativo, subsidiado por orientações curriculares, resultados de investigações relativas a um dado tema matemático e mediado por pesquisadores. Espera-se entre os resultados implementar uma parceria dos profissionais do ensino básico e superior como participantes ativos nos processos de produção e disseminação de conhecimentos para ensinar Matemática; identificar mudanças dos professores no planejamento escolar e na prática, nas interpretações dos objetivos das diferentes atividades propostas, nas intervenções em sala de aula, nas análises das aulas ministradas no sentido de melhorar as aprendizagens dos alunos; identificar aspectos da formação de professores precisam ser melhorados com vistas à evolução de sua atuação em sala de aula e de seu desenvolvimento profissional. (AU)