Bolsa 16/10342-4 - Evolução molecular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Base molecular do controle do desenvolvimento mediado por Ilp8 em Hermetia illucens e Drosophila melanogaster

Processo: 16/10342-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Tatiana Teixeira Torres
Beneficiário:Raquel Dietsche Monfardini
Supervisor: Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:15/20183-8 - Evolução das vias de controle do desenvolvimento tecidual em Diptera, BP.MS
Assunto(s):Evolução molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:metabolic pathway | metamorphosis delay | tissue damage | transfection | Evolução Molecular

Resumo

O desenvolvimento tecidual dos organismos deve ser extremamente refinado e controlado, garantindo que o indivíduo adulto mantenha as proporções características da espécie. Na ordem Diptera, um dos mecanismos que regula o desenvolvimento larval é o atraso na metamorfose frente dano tecidual. Estudos utilizando Drosophila melanogaster demonstraram que a proteína Ilp8 está envolvida nesse controle, uma vez que, em que altas concentrações, retarda a formação da pupa, garantindo tempo suficiente para que o tecido danificado ou com crescimento descoordenado se regularize. Apesar de sua importância, pouco se sabe sobre a evolução do gene Ilp8 e seu envolvimento no atraso da metamorfose entre os dípteros. Análises preliminares utilizando sequências de diferentes espécies apontam o Ilp8 como uma inovação do grupo Brachycera, porém sua relação com o atraso na metamorfose só foi confirmada em D. melanogaster. Para compreendermos como esse mecanismo regulatório evoluiu, é necessário determinar a partir de qual grupo filogenético a alta expressão do Ilp8 passou a estar associada ao atraso na metamorfose. Nesse sentido, os estudos funcionais dos ortólogos ao llp8 encontrados são essenciais para a compreensão desse mecanismo. Tendo a sequência de diferentes espécies, é possível super expressar esse gene em larvas e avaliar a ocorrência do atraso na metamorfose. Dessa forma, é possível elucidar quando o gene Ilp8 teve sua função associada ao desenvolvimento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEREDIA, FABIANA; VOLONTE, YANEL; PEREIRINHA, JOANA; FERNANDEZ-ACOSTA, MAGDALENA; CASIMIRO, ANDREIA P.; BELEM, CLAUDIA G.; VIEGAS, FILIPE; TANAKA, KOHTARO; MENEZES, JULIANE; ARANA, MAITE; et al. The steroid-hormone ecdysone coordinates parallel pupariation neuromotor and morphogenetic subprograms via epidermis-to-neuron Dilp8-Lgr3 signal induction. NATURE COMMUNICATIONS, v. 12, n. 1, . (16/10342-4, 17/17904-0, 16/09659-3)