Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas estratégias para prevenir a degradação da interface adesiva

Processo: 16/18118-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 16 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 15 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Adriana Bona Matos
Beneficiário:Lívia Tosi Trevelin
Supervisor no Exterior: Ana Karina Barbieri Bedran-Russo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Illinois at Chicago (UIC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/12651-1 - Influência da largura temporal de pulso do laser de Er:YAG na morfologia dentinária, na formação da camada híbrida e na resistência adesiva, BP.DR
Assunto(s):Dentística restauradora   Colágeno

Resumo

Este estudo in vitro tem por objetivo investigar a ação de novos agentes condicionantes de esmalte e dentina e avaliar o desempenho de biomodificadores de superfície, por meio de estratégias biomiméticas objetivando restaurar a estrutura de tecido dental remanescente e aumentar sua durabilidade ao longo do tempo. Na primeira fase, sessenta e quatro molares humanos serão preparados de acordo com cada metodologia proposta e em seguida os espécimes serão condicionados com o ácido glicólico ou ácido lático (a concentração e o tempo de aplicação serão determinados por meio do estudo piloto) e avaliados por diferentes métodos: microscopia eletrônica de varredura, análise de zimografia, nano-endentação, ensaio de microtração e a microscopia confocal. Terminada esta fase, o agente de condicionamento que obtiver o melhor desempenho será utilizado na segunda fase, em que sessenta e quatro molares humanos serão preparados e condicionados de acordo com a fase I e em seguida, dois novos primers serão aplicados sob a dentina previamente condicionada. Estes primers serão preparados por compostos bioativos - proantocianidina (PACs) na quais misturas enriquecidas de PACs da canela e de pinha serão aplicadas sob a superfície dentinária (a concentração das PACs será determinada por meio de estudo-piloto). A capacidade de reforçar a estabilidade da interface dentina-resina será avaliada por zimografia in situ, ensaio de resistência de união e microscopia confocal após 24 horas e após ciclagem mecânica (50N). Os dados quantitativos obtidos serão analisados estatisticamente (p<0,05) e os qualitativos serão descritos comparativamente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVELIN, LIVIA TOSI; VILLANUEVA, JOSE; ZAMPERINI, CAMILA A.; MATHEW, MATHEW T.; MATOS, ADRIANA BONA; BEDRAN-RUSSO, ANA K. Investigation of five alpha-hydroxy acids for enamel and dentin etching: Demineralization depth, resin adhesion and dentin enzymatic activity. Dental Materials, v. 35, n. 6, p. 900-908, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.