Bolsa 16/14173-2 - Divulgação científica, Produção científica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto social da produção científica brasileira através da divulgação científica

Processo: 16/14173-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 04 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Germana Fernandes Barata
Beneficiário:Germana Fernandes Barata
Pesquisador Anfitrião: Juan Pablo Alperin
Instituição Sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Simon Fraser University, Burnaby, Canadá  
Assunto(s):Divulgação científica   Produção científica   Periódicos científicos   Bases de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altmetric | Divulgação Científica | impacto social da ciência | indicadores alternativos | periódicos científicos brasileiros | produção científica brasileira | Altmetric

Resumo

A divulgação científica ainda não é valorizada, na prática, na produção acadêmica. No entanto, cada vez mais revistas científicas investem no uso de redes sociais, blogs e em comunicações junto à mídia para ganharem visibilidade, conquistarem mais leitores e compartilharem os resultados de pesquisa com a sociedade. Em nível internacional, as grandes editoras investem pesadamente em estratégias de divulgação científica. Essa presença em redes sociais e na mídia é revelada em indicadores alternativos como o Altmetric, já em uso pelo SciELO e em bases de dados internacionais (Web of Science e Scopus), e que atribui pontuação de acordo com as diferentes interações sociais com os artigos em meios não acadêmicos como as redes sociais, documentos políticos, blogs e noticiário online, entre outros. Assim, o impacto social da ciência passa a ser monitorado, ganha relevância, e complementa indicadores tradicionais de produção científica. O Altmetric utiliza metodologia que prioriza blogs, sites de notícias e documentos listados de países desenvolvidos, minimizando os importância nacional sobretudo de países emergentes ou em desenvolvimento como os latino-americanos. O presente projeto visa analisar as estratégias de comunicação adotadas por cientistas e periódicos científicos brasileiros de acesso aberto e indexados no SciELO, com enfoque no Altmetric, de modo a fortalecer os indicadores de impacto social de artigos científicos, bem como valorizar indicadores de impacto social da produção científica em nível nacional. Os resultados poderão incentivar o engajamento público com a informação científica, a prática de divulgação científica como parte da carreira acadêmica, e a valorização de indicadores nacionais de impacto social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERMANA BARATA. Por métricas alternativas mais relevantes para a América Latina. Transinformação, v. 31, . (16/14173-2, 18/19870-9)
BARATA, GERMANA; SHORES, KENNETH; ALPERIN, JUAN PABLO. Local chatter or international buzz? Language differences on posts about Zika research on Twitter and Facebook. PLoS One, v. 13, n. 1, . (16/14173-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.