Busca avançada
Ano de início
Entree

Exigência e eficiência de utilização de triptofano para frangos de corte

Processo: 16/01716-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Raian Malta Acácio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25761-4 - Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, AP.TEM
Assunto(s):Alimentação animal   Necessidades nutricionais   Triptofano   Produção animal   Frangos de corte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exigência nutricional | Frangos de corte | monogástricos | Produção Animal | Monogástricos

Resumo

A adição de triptofano (TRP) nas dietas para frangos de corte possibilita atender a sua exigência e reduzir o teor de proteína bruta da ração. Além de estar relacionado à homeostase e ao controle de consumo, são fatores esses relevantes para aumentar a alta produtividade. Portanto, este trabalho tem o objetivo de estimar as exigências e as eficiências de utilização do triptofano para frangos de corte. Serão realizados três ensaios dose respostas nas fases (inicial - 1 a 14, crescimento - 15 a 28 e terminação - 29 a 42 dias de idade). Em cada ensaio, o delineamento será inteiramente casualizado, constituído de 16 tratamentos, em esquema fatorial 8 x 2 (oito níveis de aminoácido e os sexos) com quatro repetições de 20 aves cada. As dietas experimentais serão formuladas através da "Técnica de Diluição". As variáveis analisadas serão: desempenho (ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar), rendimentos de cortes (carcaça, peito, coxa e sobrecoxa), deposição de proteína corporal (DPBC) nas penas (DPBp) e eficiências da utilização do triptofano (k). Os dados serão submetidos a análises de regressão para ajustar os modelos LRP, polinomial quadrático, quadrático + LRP e exponencial, também será elaborado o modelo fatorial: TRP=[(AATRP.PBM0,73.u)+(0,01.PP.AAP)]+[(AAC.DPBP/k)+(AAP.DPBP/k), onde, AATRP é a exigência do TRP para a mantença da proteína do corpo depenado (mg/PBm0,73. u/dia); PBm é o peso da proteína corporal à maturidade (kg); u é o grau de maturidade da proteína corporal (u=PBt/PBm); PP é o peso de proteínas das penas (g); AAP e AAC é o conteúdo de triptofano na proteína da pena e do corpo depenado (g/mg) respectivamente. As análises estatísticas serão realizadas no SAS 9.3. Os resultados esperados para o presente estudo será estabelecer níveis ótimos de triptofano e as eficiências de utilização da triptofano digestível para deposição de proteína corporal para elaborar modelos para estimar exigências de triptofano em frangos de corte da linhagem Cobb. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACACIO, R. M.; SAKOMURA, N. K.; VIANA, G. S.; MALHEIROS, E. B.; FERNANDES, J. B. K.; SUZUKI, R. M.. Optimum standardized ileal digestible tryptophan intake for broiler chickens. LIVESTOCK SCIENCE, v. 240, . (13/25761-4, 16/01716-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ACÁCIO, Raian Malta. Exigência e eficiência de utilização do triptofano para frangos de corte. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.