Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocompósitos de adesivos poliméricos com nanopartículas inorgânicas funcionalizadas por capa orgânica

Processo: 16/13191-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edson Roberto Leite
Beneficiário:Cibele Carneiro Pessan
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07296-2 - CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, AP.CEPID
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Nanocompósitos   Adesivos

Resumo

A união de dois substratos com adesivos tem o objetivo de criar estruturas que combinem as propriedades estruturais e/ou funcionais de materiais que, isoladamente, não apresentariam tais propriedades e/ou obtenção viável. Consequentemente, o adesivo é parte fundamental da estrutura resultante, pois deve garantir estabilidade estrutural e funcional do componente.As diversas aplicações de adesivos na indústria exigem alta resistência mecânica e química da fase adesiva. Estudos apontam que a funcionalização de adesivos poliméricos com nanopartículas permite promoção de ganhos na resistência mecânica. Contudo, o ganho pode ocorrer em detrimento da força adesiva, isto é, ao melhorar a coesão do material pode haver perda na adesão do material, pois são propriedades opostas.Este trabalho tem como objetivo melhorar a coesão de adesivo comercial de base poliuretano a parir da dispersão de nanopartículas inorgânicas funcionalizadas com capa orgânica, sem que haja perda da adesão do material adesivo. Como objetivo secundário tem-se o estudo dos efeitos da presença das nanopartículas sobre a adesão, coesão e molhabilidade do adesivo de PU, bem como sobre a resistência mecânica e química, variando-se o percentual mássico das nanopartículas incorporadas ao adesivo.As nanopartículas (NP) serão produzidas por meio de rotas de síntese desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do LIEC. Serão preparados e caracterizados filmes do nanocompósito (NC) adesivo por meio de aplicação pelo método dip coating. Também serão preparados sistemas Substrato-Adesivo-Substrato (SAS) para medidas simulando uso real do adesivo. Todos os ensaios serão baseados em normas ASTM.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PESSAN, CIBELE CARNEIRO; RAMOS DE LIMA, BRUNO HENRIQUE; LEITE, EDSON ROBERTO. PU nanocomposites from bifunctional nanoparticles: impact of liquid interphase on mechanical properties. NANOSCALE ADVANCES, v. 1, n. 3, p. 973-979, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.