Busca avançada
Ano de início
Entree

Direcionamento de antígenos para células dentríticas como estratégia imunoterapêutica para o controle de tumores induzidos por HPV

Processo: 16/11397-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Mariângela de Oliveira Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus   Neoplasias do colo uterino   Biotecnologia   Imunoterapia

Resumo

O câncer cervical é considerado um grande problema de saúde pública e corresponde a um dos maiores causadores de mortes relacionadas a tumores em mulheres. Praticamente todos os casos de câncer cervical, assim como uma proporção crescente de tumores na região anogenital e cabeça/pescoço, estão associados à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), sendo o genótipo HPV-16, o mais comumente relacionado a esses tumores. As proteínas virais E6 e E7 são responsáveis pela malignização celular e estão presentes em todas as células transformadas e, portanto, representam alvos ideias para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas antígeno-específicas. Neste projeto, iremos explorar uma estratégia imunoterapêutica contra esses tumores empregando a oncoproteína E7 do HPV-16 fusionada ao anticorpo anti-DEC205. Os anticorpos serão produzidos a partir de sobrenadantes de culturas de células eucarióticas HEK293T transfectadas. Os anticorpos anti-DEC205 híbridos serão testados após administração parenteral e por via de mucosa, em conjunto com o adjuvante Poly I:C. As propriedades terapêuticas da formulação serão avaliadas em camundongos transplantados com células TC-1 que expressam as oncoproteínas E6 e E7 do HPV-16 como modelo de tumores subcutâneos ou de mucosa oral ou intravaginal. Também serão medidas as respostas imunológicas E7-específicas mediadas principalmente por linfócitos T CD8+. Os resultados obtidos durante a execução deste projeto deverão contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia imunoterapêutica inédita para o controle de tumores induzidos pelo HPV-16.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, JAMILE R.; SALES, NATIELY S.; SILVA, MARIANGELA O.; APS, LUANA R. M. M.; MORENO, ANA C. R.; RODRIGUES, ELAINE G.; FERREIRA, LUIS C. S.; DINIZ, MARIANA O. Expression of a soluble IL-10 receptor enhances the therapeutic effects of a papillomavirus-associated antitumor vaccine in a murine model. CANCER IMMUNOLOGY IMMUNOTHERAPY, v. 68, n. 5, p. 753-763, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.