Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de fotoestabilidade e fotosensibilização de octaarilporfirazinas halogenadas para aplicação em terapia fotodinâmica

Processo: 16/15916-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 11 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Mauricio da Silva Baptista
Beneficiário:Thiago Teixeira Tasso
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia fotodinâmica   Oxigênio singleto   Fotodegradação   Fluorescência   Espectroscopia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fluorescência | fotodegradação | Oxigênio Singlete | Porfirazinas | Terapia Fotodinâmica | Espectroscopia

Resumo

Com crescente foco atualmente, a terapia fotodinâmica (TFD) tem sido estudada e empregada em diferentes ramos da medicina, com destaque para o tratamento do câncer. O progresso da TFD como forma substituta ou complementar às terapias convencionais deve-se principalmente ao desenvolvimento de novos fotossensitizadores (FSs) que permitem maior eficiência no tratamento, com mínimo efeito colateral ao paciente e menor custo. As porfirinas representam a classe de compostos mais investigados como FSs, devido a propriedades físico-químicas únicas e alta versatilidade. As porfirazinas (Pzs), por sua vez, são compostos correlatos ainda muito pouco investigados e, apesar da semelhança estrutural, apresentam propriedades distintas das porfirinas, como alta absorção na região do infravermelho próximo - característica essencial para FSs de última geração. Uma desvantagem dos compostos porfirínicos, porém, é a susceptibilidade do anel central ao ataque oxidativo por espécies reativas de oxigênio (ROS) formadas durante o processo de fotossensibilização, resultando na destruição do macrociclo e perda das propriedades. Nesse sentido, o atual projeto de pesquisa propõe a síntese de porfirazinas contendo substituintes com propriedades retiradoras de elétrons de forma a modular o potencial de oxidação do macrociclo, correlacionando com a tendência à fotodegradação de forma quantitativa. Além de investigar a eficiência de produção de oxigênio singlete, esses compostos serão incubados em células para estudo de localização e morte celular como forma de elucidar a potencial aplicabilidade dos mesmos na TFD. A aplicação de arilporfirazinas em células é inédita e pode representar uma significativa contribuição no campo de fotossensitizadores para TFD.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TASSO, THIAGO T.; SCHLOTHAUER, JAN C.; JUNQUEIRA, HELENA C.; MATIAS, TIAGO A.; ARAKI, KOITI; LIANDRA-SALVADOR, ERICA; ANTONIO, FELIPE C. T.; HOMEM-DE-MELLO, PAULA; BAPTISTA, MAURICIO S.. Photobleaching Efficiency Parallels the Enhancement of Membrane Damage for Porphyrazine Photosensitizers. Journal of the American Chemical Society, v. 141, n. 39, p. 15547-15556, . (16/15916-9, 17/23416-9, 13/07937-8)
TASSO, THIAGO T.; TSUBONE, TAYANA M.; BAPTISTA, MAURICIO S.; MATTIAZZI, LIA M.; ACUNHA, THIAGO V.; IGLESIAS, BERNARDO A.. Isomeric effect on the properties of tetraplatinated porphyrins showing optimized phototoxicity for photodynamic therapy. DALTON TRANSACTIONS, v. 46, n. 33, p. 11037-11045, . (16/15916-9, 13/07937-8, 12/50680-5, 13/16532-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.