Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem

Processo: 16/11479-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Larissa Negris de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/21514-0 - Inovação e tendências em arquitetura e educação, BE.EP.MS
Assunto(s):Escolas (arquitetura)   Ambiente escolar   Ensino e aprendizagem   Motivação do aluno   Projeto educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Escolar | Behavior Settings | Modalidades de Aprendizagem | Parâmetros de Projeto | Projeto em Arquitetura e Urbanismo

Resumo

A educação e a sua infraestrutura física fazem parte de um sistema essencial para o desenvolvimento de um país. A arquitetura escolar deve ser um local de estímulo às atividades de ensino e aprendizagem com contribuição para a diversidade, criatividade individual e coletiva e troca de conhecimento. Compreender como este espaço é composto e a sua utilização no dia-a-dia é aspecto importante para entender como as atividades são influenciadas pelos ambientes escolares. O objetivo geral da pesquisa é analisar a interação entre alunos e entre estes e o espaço educacional em que se inserem. Busca-se perceber como a arquitetura destes edifícios age sobre as atividades desenvolvidas, definidas como modalidades de aprendizagem. Serão estudadas escolas de Ensino Fundamental II localizadas no estado de São Paulo que tenham conformações arquitetônicas diversas. Serão realizados estudos de caso. A pesquisa tem caráter exploratório/descritivo, com desenvolvimento de análises tanto quantitativas (questionários), como qualitativas (observações e questionários). O conceito de Behavior Settings de Barker será a base das observações e Mapas Comportamentais o método de registro destas. Os parâmetros de projeto de Nair, Fielding e Lackney serão aplicados para registrar questões espaciais. Observar-se-á ainda a diversidade das modalidades de aprendizagem de Lippman, consideradas essências para apoiar uma educação de qualidade, contextualizada e almejada. Os resultados serão estruturados e mapeados graficamente e a sua análise possibilitará criar um panorama da situação, reiterando, na prática, teorias discutidas nas tendências da arquitetura escolar. Espera-se contribuir para o avanço do vocabulário arquitetônico de projetos educacionais mais voltados à diversidade das modalidades de aprendizagem e que não se contentem apenas com o status quo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LARISSA NEGRIS DE SOUZA; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI; PAMELA WOOLNER. Parâmetros de projeto e métodos visuais APOs: estudo de duas escolas no Reino Unido. Ambient. constr., v. 20, n. 3, p. 199-223, . (16/11479-3)
DE SOUZA, LARISSA NEGRIS; KOWALTOWSKI, DORIS C. C. K.; WOOLNER, PAMELA; MOREIRA, DANIEL DE CARVALHO. School design patterns supporting learning through play. INTERNATIONAL JOURNAL OF PLAY, v. 9, n. 2, p. 28-pg., . (16/21514-0, 16/11479-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.