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Investigação da relação entre o consumo de combustíveis e o nível de emissões de CO2 gerados pelo transporte rodoviário brasileiro e variáveis de natureza econômica e sociodemográfica

Processo: 16/13727-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Nair Cristina Margarido Brondino
Beneficiário:Giovanna Gomes Huysmans
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte rodoviário   Planejamento de transportes   Consumo de combustível   Dióxido de carbono   Causalidade   Soft computing   Análise de séries temporais   Modelos (análise multivariada)

Resumo

Este projeto de pesquisa faz parte de um projeto maior e mais complexo, cujo objetivo é modelar o consumo de combustíveis e a emissão de CO2 gerados pelo transporte rodoviário brasileiro, em função de variáveis de natureza sociodemográfica e econômica, a partir da utilização de um sistema híbrido, envolvendo técnicas estatísticas e soft computing. A proposta se justifica pelo fato de que a demanda pela energia fornecida por combustíveis vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil e a maior parte dessa energia é proveniente de fontes não renováveis, afetando direta e indiretamente o meio ambiente. Desta forma, o entendimento das relações entre o consumo e variáveis sociodemográficas e econômicas pode auxiliar no planejamento de políticas que visem a otimizar a utilização destes recursos de forma sustentável. Como o problema envolve o tratamento de várias séries temporais, a relação de causalidade entre as variáveis envolvidas deve ser avaliada a priori. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem por objetivo principal realizar uma análise dos dados que serão utilizados no estudo, a partir de ferramentas de Análise de Séries Temporais, tanto univariada como multivariada. Como objetivos específicos, pretende-se: 1) avaliar a estacionariedade das séries e o mecanismo gerador das perturbações das mesmas, de forma individual; 2) utilizar o modelo VAR (Vetores Autorregressivos) para avaliar a relação entre as variáveis de forma conjunta, com vistas a investigar as relações de causalidade entre as variáveis envolvidas e determinar o número de lags a serem incluídos na entrada dos sistemas de soft computing. Os dados serão levantados junto a sites de órgãos oficiais, tais como IBGE, Ministério das Minas e Energia, ANP e FMI, entre outros.

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