Busca avançada
Ano de início
Entree

Visadas ao ausente: três caminhos de abordagem da presença na dança contemporânea

Processo: 16/13388-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 01 de abril de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Silvia Fernandes da Silva Telesi
Beneficiário:Pedro Rodrigo Penuela Sanches
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/14271-0 - Visadas ao ausente: uma discussão sobre uma noção paradoxal de presença a partir dos trabalhos de Steve Paxton, Pina Bausch e Kazuo Ohno, BE.EP.DR
Assunto(s):Corporeidade   Alteridade

Resumo

Reconhecendo a centralidade de certas noções de presença para as atuais conceituações nas artes cênicas, este projeto pretende descrever e discutir como é abordada a presença no trabalho de três artistas da dança, a saber, Steve Paxton, Pina Bausch e Kazuo Ohno, partindo da hipótese de que tais artistas desenvolveram abordagens sui generis da presença, cujos desdobramentos, circulações e influências atravessarão as produções em artes da cena (notadamente dança e teatro) até os tempos atuais, em muitos contextos culturais e de produção artística diferentes. Para discutir o trabalho desses artistas, pretende-se defender uma conceituação da presença que parte de uma aposta no paradoxo, compreendido como ordenador epistemológico potente para a reflexão. Nesse sentido, a presença aqui será pensada como uma maneira de circunscrever, evocar, visar o ausente. Em outras palavras, abordaremos conceitualmente a presença como atualização e jogo com ausências que, no caso do trabalho dos artistas pesquisados, são de distintas ordens e possuem sentidos diversos.Por fim, pretende-se desdobrar tais noções de base (a presença paradoxal e alguns de seus caminhos possíveis, encontrados nos trabalhos dos três artistas mencionados), em uma discussão de trabalhos recentes de artistas brasileiros atualmente em atividade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANCHES, Pedro Rodrigo Penuela. Horizonte, traço, fantasma - Presenças-ausências: Steve Paxton, Pina Bausch, Kazuo Ono. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.