Bolsa 16/08248-0 - Educação, Teoria crítica - BV FAPESP
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Democracia e os potenciais de resistência no capitalismo tardio industrial: maioridade, cultura e experiência em Th. W. Adorno

Processo: 16/08248-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marcos Severino Nobre
Beneficiário:Adriano Márcio Januário
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/11611-3 - Esfera pública e reconstrução: sobre a constituição de um paradigma reconstrutivo no campo da Teoria Crítica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/04526-8 - Teoria crítica e pesquisa empírica: democracia e os potenciais de resistência em Th. W. Adorno, BE.EP.PD
Assunto(s):Educação   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | cultura | Educação | Experiência | Teoria Crítica | Th | W | Teoria Crítica

Resumo

Vinculada ao projeto temático FAPESP nº 2014/11611-3, "Esfera Pública e Reconstrução: sobre a constituição de um paradigma reconstrutivo no campo da Teoria Crítica", esta pesquisa de pós-doutorado tem como objetivo investigar a hipótese de que um dos aspectos centrais do diagnóstico de tempo presente da década de 1960 de Th. W. Adorno é a noção de democracia - noção esta pouco trabalhada na bibliografia sobre seu pensamento. Esta pesquisa pretende investigar em que medida a democracia surge, organiza e permite a Adorno apontar para potenciais de resistência à integração total no capitalismo tardio, de tal maneira que tanto o campo educacional, quanto as noções de maioridade, cultura e experiência, ao mesmo tempo, surgem como constelação que aponta para a resistência à dominação no interior de uma ordem democrática. Por isso, seria possível, observando principalmente o conjunto de escritos de Adorno das décadas de 1950 e 1960, reconstruir uma noção de esfera pública em condições democráticas, apontando para os potenciais de resistência à dominação, diferenciando, portanto, este diagnóstico daquele da Dialética do esclarecimento (1947). (AU)

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