Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da produção de pediocina a por Pediococcus pentosaceus ATCC 43200

Processo: 15/24777-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Pinheiro de Souza Oliveira
Beneficiário:Taís Mayumi Kuniyoshi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/02519-7 - Expressão heteróloga da pediocina e seu efeito sobre Listeria spp. e na população da microbiota intestinal humana, BE.EP.PD
Assunto(s):Prebióticos

Resumo

Estudos vêm sendo realizados para a descoberta e utilização de novos compostos antimicrobianos na indústria farmacêutica e de alimentos. As bacteriocinas são peptídeos produzidos por várias espécies de bactérias que apresentam propriedades bactericidas ou bacteriostática frente aos microrganismos patogênicos e deteriorantes em processos industriais. Aquelas que são produzidas por bactérias ácido-láticas (BAL) apresentam um grande interesse na indústria, uma vez que muitas delas são bactérias probióticas e, portanto, consideradas seguras para o uso nesta área. Nesse contexto, o presente projeto tem como principal objetivo a maximização do processo de produção da pediocina A pela bactéria probiótica Pediococcus pentosaceus ATCC 43200 utilizando ferramentas da biologia molecular, como também, estabelecer as principais variáveis na ampliação de escala de um processo fermentativo. A primeira etapa deste projeto consistirá na identificação do gene da pediocina A de P. pentosaceus ATCC 43200 e a caracterização físico-química da mesma. A segunda meta deste estudo será a construção de uma linhagem recombinante de P. pentosaceus ATCC 43200 que superexpresse o fator de indução de maneira heteróloga nesta bactéria. Seu efeito será avaliado pela quantificação dos transcritos envolvidos na produção da pediocina por qPCR em comparação à sua respectiva linhagem selvagem. Por último, pretende-se averiguar o efeito de fatores na produtividade de pediocina em células recombinantes de P. pentosaceus ATCC 43200. Para isto, os experimentos serão delineados por planejamento fatorial fracionado e/ou Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). Os resultados obtidos serão utilizados para estabelecer parâmetros de ampliação de escala, partindo dos cultivos em agitador rotativo, e posteriormente em biorreator de bancada de 3 L de capacidade operado em regime descontínuo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORTO, MARIA CAROLINA W.; KUNIYOSHI, TAIS MAYUMI; AZEVEDO, P. O. S.; VITOLO, MICHELE; OLIVEIRA, R. P. S. Pediococcus spp.: An important genus of lactic acid bacteria and pediocin producers. BIOTECHNOLOGY ADVANCES, v. 35, n. 3, p. 361-374, MAY-JUN 2017. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.