Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação dos mecanismos de regulação das células natural killer pelo fator de transcrição C/EBPG (CCAAT/Enhancer Binding Protein Gamma)

Processo: 16/17611-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Lorena Lôbo de Figueiredo Pontes
Beneficiário:Izabela Aparecida Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21866-1 - Regulação da célula-tronco hematopoética normal e neoplásica mediada por citocinas secretadas pelas células natural killer, AP.JP
Assunto(s):Hematologia   Células matadoras naturais   Citotoxicidade   Citocinas   Fatores de transcrição

Resumo

As células NK são um uma linhagem específica de linfócitos com funções efetoras de citotoxicidade e de produção de citocinas, dependentes de um equilíbrio dinâmico entre a expressão de receptores ativatórios e inibitórios bem como de receptores de citocinas. As duas funções (citotóxica e secretora), ambas mediadas pela ativação de receptores por seus ligantes, fazem das células NK importantes componentes da hematopoese, capazes de eliminar alvos susceptíveis por meio de múltiplos mecanismos bem como recrutar outras células e amplificar a resposta inflamatória. Diante de incompatibilidade entre as células alvo e células NK efetoras, os efeitos citotóxicos preponderam; enquanto na ausência de incompatibilidade, os efeitos mediados por citocinas sobre as demais células hematopoéticas se sobressaem. Interessa-nos, em particular neste projeto Jovem pesquisador, a potencial regulação das células-tronco hematopoéticas por citocinas produzidas pelas células NK (tais como IFN³, TNF±, TGF², GM-CSF, MIP1±, MIP1², IL-10). Apesar da importância das células NK na imunidade e hematopoese, pouco se sabe acerca dos mecanismos moleculares que os regulam. Sabe-se que o fator de transcrição C/EBPG (do inglês, CCAAT/enhancer binding protein gamma) está envolvido na maturação funcional de células NK. Entretanto, os mediadores dessa regulação não são conhecidos. Dessa forma, pretendemos com esta proposta estudar os mecanismos dependentes do C/EBPG que regulam a função secretória das células NK. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Izabela Aparecida. Identificação dos mecanismos de regulação das células Natural Killer pelo fator de transcrição C/EBPG (CCAAT/enhancer binding protein gamma). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.