Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensores ópticos e algoritmos para monitoramento de pacientes em situação neurocrítica

Processo: 16/13139-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 16 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 15 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Rickson Coelho Mesquita
Beneficiário:Rodrigo Menezes Forti
Supervisor no Exterior: Arjun G. Yodh
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Pennsylvania, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/25486-6 - Construção e avaliação de um sistema de espectroscopia óptica de difusão no domínio da frequência para monitoramento cerebral na clínica médica, BP.DR
Assunto(s):Espectroscopia óptica   Física médica

Resumo

Atualmente na clínica médica pensa-se que intervenções terapêuticas durante as fases iniciais de lesões cerebrais neurovasculares e/ou traumáticas podem ter um potencial de impacto significativo no desenvolvimento dos pacientes. No entanto, a capacidade de relacionar tratamentos terapêuticos com medidas neurofisiológicas dinâmicas é uma das falhas dentro das unidades de terapia intensiva. Embora existam ferramentas disponíveis para monitoramento da fisiologia cerebral, muito poucas são indicadas à pacientes durante o cuidado neurointensivo, uma vez que elas impõem a movimentação do paciente, a exposição à radiação ionizante ou impõem procedimentos invasivos. Recentemente, as técnicas de ópticas de difusão foram apontadas como possíveis candidatas para o monitoramento não invasivo da fisiologia cerebral dentro das unidades de terapia neuro-intensiva (nUTI). Durante o último ano, nosso laboratório na UNICAMP desenvolveu um sistema hibrido baseado em óptica de difusão capaz de medir a hemodinâmica cerebral, diretamente no leito dos pacientes. Este sistema tem sido usado em estudos-piloto dentro da nUTI para o monitoramento de pacientes neurocríticos. Na mesma linha, o grupo de Óptica Biomédica do Prof. Arjun Yodh da Universidade da Pensilvânia (Penn) foi pioneiro na introdução das técnicas de óptica de difusão dentro da clínica há quase uma década. Recentemente, o grupo da Penn tem ativamente desenvolvido novas metodologias inovadoras para a monitorização de pacientes neurocríticos usando as técnicas ópticas. Este projeto propõe uma de Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) com o principal objetivo de combinar a experiência de monitoramento de pacientes adquirida, tanto UNICAMP quanto na Penn. Com este projeto, pretendemos trazer os avanços de ambos os laboratórios a um mesmo nível e comparar os resultados obtidos em pacientes semelhantes usando as diferentes metodologias de cada laboratório. Além disso, pretendemos continuar avançando no objetivo geral de introduzir as técnicas de óptica de difusão nas unidades de terapia intensiva através do desenvolvimento de algoritmos mais precisos e nova instrumentação que possam ser usadas por ambos os laboratórios.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORTI, RODRIGO M.; FAVILLA, CHRISTOPHER G.; COCHRAN, JEFFREY M.; BAKER, WESLEY B.; DETRE, JOHN A.; KASNER, SCOTT E.; MULLEN, MICHAEL T.; MESSE, STEVEN R.; KOFKE, W. ANDREW; BALU, RAMANI; KUNG, DAVID; PUKENAS, BRYAN A.; SEDORA-ROMAN, NEDA I.; HURST, ROBERT W.; CHOUDHRI, OMAR A.; MESQUITA, RICKSON C.; YODH, ARJUN G. Transcranial Optical Monitoring of Cerebral Hemodynamics in Acute Stroke Patients during Mechanical Thrombectomy. JOURNAL OF STROKE & CEREBROVASCULAR DISEASES, v. 28, n. 6, p. 1483-1494, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.