Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos híbridos de polieletrólitos e magnetita para liberação controlada de amoxicilina

Processo: 16/08750-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Denise Freitas Siqueira Petri
Beneficiário:Pedro Vinicius de Assis Bueno
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Amoxicilina   Liberação controlada de fármacos   Goma xantana

Resumo

Novos sistemas biocompatíveis para aplicações biotecnológicas são relevantes não só do ponto de vista tecnológico, mas também para avanços científicos. O presente projeto visa à criação e caracterização de filmes finos (espessura de até 100 nm) ou micrométricos (espessura de 50 ¼m a 100 ¼m) formados pela deposição alternada de goma xantana (GXT) e poli(cloreto de dimetil dialil amônio), (PDDA) ou polilisina, na ausência e presença de nanopartículas de magnetita (NPM). A incorporação de amoxicilina (AMOX), um antibiótico amplamente utilizado contra muitas infecções, nos filmes será realizada durante a formação dos sistemas. A cinética de liberação da AMOX será estudada em função de pH e campo magnético externo estático de 0,4 T e avaliada com base no modelo de Kosmeyer-Peppas. As melhores condições serão escolhidas para desenvolver "patches" transdérmicos para liberação controlada de AMOX.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, PEDRO V. A.; HILAMATU, KARINA C. P.; CARMONA-RIBEIRO, ANA M.; PETRI, DENISE F. S. Magnetically triggered release of amoxicillin from xanthan/Fe3O4/albumin patches. International Journal of Biological Macromolecules, v. 115, p. 792-800, AUG 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.