Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da alteração no suprimento de nitrogênio em plantas de Amaranthus cruentus l

Processo: 16/09178-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Inês Cechin
Beneficiário:Érico Manoel Valquilha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fotossíntese   Nitrogênio   Betalaínas   Composição química   Biomassa   Amaranthus   Pigmentos

Resumo

O Amaranthus é uma planta de grande valor econômico porque tanto suas folhas quanto suas sementes podem ser utilizadas na alimentação, porém é pouco conhecido na agricultura brasileira. Suas folhas e sementes são ricas em proteínas, vitaminas e sais minerais. Nos países onde é cultivado, as folhas são consumidas como vegetais e suas sementes utilizadas como cereais matinais ou transformadas em farinha e esta adicionada na produção de pães e biscoitos, resultando num alimento mais nutritivo. A disponibilidade de nitrogênio é um fator importante para o crescimento e produtividade das plantas, podendo suas alterações também induzir mudanças qualitativas. O nitrogênio é um constituinte essencial dos aminoácidos, ácidos nucleicos e das proteínas. É estimado que cerca de 65% da proteína foliar ocorre nos cloroplastos. Ao nível bioquímico, ótimo suprimento de nitrogênio aumenta a concentração proteínas bem como a atividade de várias enzimas envolvidas na redução do dióxido de carbono. Portanto, baixa disponibilidade de nitrogênio compromete a suprimento de carboidratos para o crescimento das plantas. A elucidação dos efeitos da disponibilidade de nitrogênio na cultura do Amaranthus é de grande importância para a agricultura. Neste sentido, o objetivo deste projeto é avaliar a natureza das mudanças induzidas pela variação no suprimento de nitrogênio na forma de nitrato de amônio (em solução nutritiva de Long Ashton 70%; (HEWITT, 1966) na produção de biomassa, nas características fotossintéticas e composição química foliar. As alterações químicas em folhas serão avaliadas por meio da determinação dos teores dos pigmentos fotossintéticos, de betacianinas, de nitrogênio total e de nitrato.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CECHIN, INES; VALQUILHA, ERICO MANOEL. Nitrogen effect on gas exchange characteristics, dry matter production and nitrate accumulation of Amaranthus cruentus L.. Rev. bras. Bot., v. 42, n. 3, p. 373-381, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.