Busca avançada
Ano de início
Entree

O Inventário de Habilidades Sociais para cuidadores de idosos familiares: estudos psicométricos adicionais e elaboração de um manual para a aplicação, apuração e interpretação de resultados

Processo: 15/20548-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Beneficiário:Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/13807-0 - Um aplicativo para o CARE TOOL: Subsídios para sua criação, BE.EP.PD
Assunto(s):Estresse psicológico   Psicometria   Habilidades sociais   Idosos

Resumo

Cuidar de um parente idoso dependente requer aprender informações, desenvolver habilidades e estabelecer rotinas novas. Como todo processo de mudança, a adaptação ao papel de cuidador de idoso costuma gerar estresse, especialmente quando os impactos sobre o estilo de vida do cuidador são altos. Segundo teorias do estresse, as habilidades dos cuidadores, como, por exemplo, suas habilidades sociais (HS), afetam sua eficácia neste papel. Quando um membro de uma díade cuidador - idoso apresenta baixa competência social, é quase inevitável que esta pessoa negligencie as necessidades do outro. Assim, o cuidador que desenvolve suas HS se torna mais capaz de atender suas próprias necessidades e as do outro, resultando em um melhor estado de bem estar. No entanto, estudos sobre as HS de cuidadores familiares de idosos são incipientes e apenas recentemente, vem sendo desenvolvido o Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores de Idosos Familiares (IHS-CI). Embora estudos iniciais indiquem boas evidências para a validade interna e externa do instrumento, é necessário obter e apresentar evidências adicionais de validade, que permitam interpretar as habilidades de um cuidador, individualmente. O objetivo geral desta proposta é atender aos requisitos exigidos para que o IHS-CI seja considerado apto para utilização. Os objetivos específicos são investigar evidências adicionais de validade convergente, discriminativa, confirmar sua estrutura fatorial e estabelecer padrões normativos de interpretação para os escores obtidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCINE NÁTHALIE FERRARESI RODRIGUES QUELUZ; ELIZABETH JOAN BARHAM; ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE; ACÁCIA APARECIDA ANGELI DOS SANTOS. Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores Familiares de Idosos (ihs-ci): Relações com Indicadores de Bem-Estar Psicológico. Trends in Psychology, v. 26, n. 2, p. -, Jun. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.