Bolsa 16/15077-7 - Educação especial, Transtorno do espectro autista - BV FAPESP
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Uso de histórias sociais para ensino de habilidades sociais para crianças autistas

Processo: 16/15077-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:Mirella Cássia da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Transtorno do espectro autista   Transtorno autístico   Ambiente escolar   Habilidades sociais   Crianças autistas   Análise do comportamento   Delineamento experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | autismo | Educação Especial | habilidades sociais | Histórias Sociais | Análise do Comportamento

Resumo

É sabido que quando um indivíduo é diagnosticado com o transtorno do espectro autista (TEA), há, geralmente, a ocorrência de déficits nas interações sociais. Em função desse déficit no desenvolvimento dos indivíduos com TEA e na tentativa de promover um melhor desempenho social, estudos anteriores analisaram a utilização de histórias sociais no ensino de habilidades sociais. Esse método tem demonstrado resultados promissores em intervenções realizadas. Tais histórias são personalizadas com as particularidades de cada criança e sugerem comportamentos adequados em oposição aos problemáticos, já emitidos pelo indivíduo em ambientes marcados por interações sociais. Diante disso, o presente projeto busca analisar a efetividade de uma intervenção que promova aprendizagem de comportamentos compatíveis com a inclusão de habilidades sociais no repertório de crianças com TEA, com base em estudos anteriores e utilizando o delineamento do tipo ABAB. Os participantes serão três indivíduos entre 7 e 14 anos de idade, com diagnóstico de TEA, que apresentem comportamentos inadequados diante de uma demanda social em ambiente escolar. Cada criança terá uma história social própria indicando o repertório desejado.

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