Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade antimicrobiana de metabólitos produzidos por Streptococcus mutans sobre Candida albicans em modelos de estudo in vivo

Processo: 16/03395-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Juliana Campos Junqueira
Beneficiário:Jéssica Diane dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Galleria mellonella   Microbiologia   Streptococcus mutans   Candida albicans

Resumo

Estudos realizados in vitro tem demonstrado que Streptococcus mutans podem produzir metabólitos capazes de inibir Candida albicans, tornando interessante a identificação e desenvolvimento de novas substâncias para o tratamento da candidose bucal. Assim, o objetivo desse estudo será purificar e identificar os metabólitos produzidos por S. mutans e avaliar seus efeitos sobre a patogenicidade de C. albicans e a resposta imunológica em modelos de estudo in vivo. Os metabólitos do sobrenadante da cultura de S. mutans serão extraídos com acetato de etila e posteriormente fracionados e identificados por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com Detector de Arranjo de Diodos (CLAE-DAD). A seguir, será avaliada a ação desses metabólitos sobre a candidose experimental induzida em Galleria mellonella e em camundongos imunossuprimidos. No modelo de infecção experimental com G. mellonella, os efeitos dos metabólitos serão analisados pelos testes de curva de sobrevivência, quantificação de UFC/mL de C. albicans na hemolinfa, fagocitose e determinação da densidade hemocitária das lagartas de G. mellonella. O metabólito de S. mutans que apresentar maior atividade antimicrobiana sobre C. albicans em G. mellonella será selecionado para o estudo de candidose bucal em camundongos. Nesse modelo experimental, o desenvolvimento de candidose será avaliado pelos testes de recuperação e determinação de UFC/mL de C. albicans da cavidade bucal, análise macroscópica e microscópica do dorso da língua, e quantificação de citocinas no soro dos animais. Os resultados dos experimentos de sobrevivência em G. mellonella serão analisados pelo teste de Log-rank (Mantel-Cox). Os dados obtidos nos demais testes serão submetidos a uma análise exploratória para a seleção do teste estatístico mais adequado para cada experimento. Em todos os testes será utilizado o programa GraphPad Prism 5.0, considerando-se nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JESSICA DIANE; DE OLIVEIRA FUGISAKI, LUCIANA RUANO; MEDINA, REBECA PREVIATE; SCORZONI, LILIANA; ALVES, MARIANA DE SA; DE BARROS, PATRICIA PIMENTEL; RIBEIRO, FELIPE CAMARGO; FUCHS, BETH BURGWYN; MYLONAKIS, ELEFTHERIOS; SIQUEIRA SILVA, DULCE HELENA; et al. Streptococcus mutansSecreted Products InhibitCandida albicansInduced Oral Candidiasis. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 11, . (16/03395-4, 16/05226-5)
ALVES, MARIANA DE SA; DE OLIVEIRA FUGISAKI, LUCIANA RUANO; DOS SANTOS, JESSICA DIANE; SCORZONI, LILIANA; MEDINA, REBECA PREVIATE; SIQUEIRA SILVA, DULCE HELENA; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS. Antifungal effects of Streptococcus mutans extract on Candida strains susceptible and resistant to fluconazole: An in vivo study. Medical Mycology, v. 59, n. 7, p. 744-747, . (16/03395-4, 16/05226-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Jéssica Diane dos. Atividade antifúngica do extrato bruto e frações de Streptococcus mutans sobre Candida albicans em modelos de estudo in vivo. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.