Resumo
No Ensino Superior, não somente as formas de ensinar mudaram drasticamente nos últimos anos, mas também seu o papel na sociedade e na economia, que continuará a mudar significativamente, competindo globalmente por estudantes, projetos acadêmicos e financiamento. Em relação a este cenário, as universidades supostamente precisam tanto de estratégias digitais quanto de negócios para permanecerem relevantes e aproveitarem os novos recursos digitais para diferenciar-se por meio de novos e emergentes modelos de negócios. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo identificar semelhanças e diferenças entre as estratégias, modelos de negócio e práticas para a transformação digital no ensino superior considerando Instituições de três países: Brasil, Alemanha e África do Sul. A metodologia de pesquisa se baseia em múltiplos estudos de caso envolvendo a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil), a Neu-Ulm University of Applied Sciences (Alemanha) e a Faculty of Economic and Management Sciences, University of the Western Cape, (South Africa). Como resultados, espera-se contribuir nas perspectivas acadêmica e de negócios. Sob o ponto de vista acadêmico, contribuindo com o corpo teórico a respeito de business analytics, principalmente sobre academic analytics e, para a área de negócios para melhor entender a transformação digital que afeta o ensino superior, bem como seus impactos e consequêcias. Por fim, esta proposta pretende atender o escopo do acordo de interesse pesquisa conjunta entre os estados de São Paulo e Baviera. (AU)
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