Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica do TLR-4 e TNF-± no miocárdio de ratos obesos

Processo: 16/13592-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Camila Renata Corrêa
Beneficiário:Pedro Henrique Rizzi Alves
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Inflamação   Miocárdio   Coração   Receptor 4 toll-like   Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Resposta imune   In vivo   Ratos Wistar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coração | Inflamação | obesidade | Tlr4 | Nutrição

Resumo

A obesidade é definida como um acúmulo excessivo de gordura corporal que pode prejudicar a saúde. O excesso de tecido adiposo está acompanhado de um estado de inflamação crônica de baixo grau, que afeta diversos órgãos, dentre eles, o coração. Devido à importância deste fato, alguns mecanismos são apontados como gatilho da inflamação na obesidade, por exemplo, os receptores transmembranas toll-like- 4 (TRL-4). O TLR4 proveniente de uma família de receptores que desempenham papel na detecção e reconhecimento de patógenos microbianos está envolvido na resposta imunológica por reconhecer os lipopolissacarideo (LPS) da parede celular de bactérias. Muitos trabalhos relatam que esses receptores exercem uma relação crítica mediando a resposta inflamatória em doenças cardíacas, entretanto não é de nosso conhecimento trabalhos que relacionam a expressão desses receptores no coração em animais obesos. Este trabalho tem como objetivo testar a influência da oferta crônica de açúcar e gordura saturada sobre a expressão gênica de receptores Toll Like 4 no miocárdio. Serão utilizados ratos Wistar machos (n=16), com 21 dias de idade, formados dois grupos experimentais (n=8 animais/grupo). O grupo G1 receberá dieta padrão, G2 dieta rica em carboidratos (HCHO) durante 30 semanas. O consumo das dietas e a ingestão de bebida serão controlados diariamente. O índice de adiposidade será utilizado como indicador de obesidade, desde que permite avaliar precisamente a quantidade de gordura corporal dos animais. As amostras de plasma serão utilizadas para as determinações séricas de glicose, triacilglicerol e ácido úrico utilizando método enzimático-colorimétrico. A morfologia e função cardíaca serão avaliados in vivo por ecorcardiografia transtorácica. O RNA será submetido à transcrição reversa, conversão de RNA em ácido desoxirribonucléico complementar (cDNA), e usado na reação em cadeia da polimerase (PCR), utilizando ensaios prontos (Applied Biosystems, CA, USA) contendo sonda TaqMan MGB (FAM) e primers específicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO HENRIQUE RIZZI ALVES; ARTUR JUNIO TOGNERI FERRON; MARIANE RÓVERO COSTA; FABIANA KUROKAWA HASIMOTO; CRISTINA SCHMITT GREGOLIN; JÉSSICA LEITE GARCIA; DIJON HENRIQUE SALOMÉ DE CAMPOS; ANTÔNIO CARLOS CICOGNA; LETÍCIA DE MATTEI; FERNANDO MORETO; et al. Relação entre Resposta Imune Inata do Receptor Toll-Like-4 (TLR-4) e o Processo Fisiopatológico da Cardiomiopatia da Obesidade. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 117, n. 1, p. 91-99, . (15/10626-0, 16/13592-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.