Busca avançada
Ano de início
Entree

Programação e roteamento de equipes de trabalho na restauração de redes sob incerteza

Processo: 16/15966-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Alfredo Daniel Moreno Arteaga
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/22094-8 - Formulações e métodos de solução para o problema de programação e roteamento de equipes de trabalho na restauração de estradas, BE.EP.DR
Assunto(s):Otimização combinatória   Otimização robusta

Resumo

O acontecimento de eventos extremos como desastres pode causar distúrbios parciais ou interrupções totais de serviços básicos como água, energia, comunicação e transporte. Reparar as infraestruturas de transporte em situações de pós-desastre é particularmente importante para permitir a evacuação das vítimas e a distribuição de produtos emergenciais para depósitos ou centros de auxílio. O objetivo desse projeto de doutorado é propor modelos de otimização robusta para o problema integrado de programação e roteamento de equipes de trabalho na reparação de estradas e distribuição de suprimentos em situações de emergência. Serão tratadas incertezas nos tempos de reparação e transporte, os quais são fatores críticos a serem tratados nas operações de reparação. Outras características práticas do problema como localização de pontos de partida (depósitos) para as operações de reparação e dimensionamento de múltiplos modais de transporte para a distribuição de suprimentos serão incorporadas na modelagem. Para resolver problemas práticos, pretende-se investigar técnicas de decomposição do tipo Benders e/ou Dantzig-Wolfe. Testes computacionais baseados em exemplares da literatura serão realizados para verificar a eficiência dos métodos de solução. Adicionalmente, pretende-se analisar exemplares reais baseados no Megadesastre da região Serrana do Rio de Janeiro de 2011.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. Decomposition-based algorithms for the crew scheduling and routing problem in road restoration. Computers & Operations Research, v. 119, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. A branch-and-Benders-cut algorithm for the Crew Scheduling and Routing Problem in road restoration. European Journal of Operational Research, v. 275, n. 1, p. 16-34, MAY 16 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.