Busca avançada
Ano de início
Entree

Usos culturais e patrimônio cultural: equipamentos culturais como política de preservação ao patrimônio no centro do Rio de Janeiro (1980-2016)

Processo: 16/13490-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Flávia Brito Do Nascimento
Beneficiário:Marina de Mello Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio cultural   Patrimônio arquitetônico   Preservação arquitetônica   Espaços culturais   Coleta de dados   Análise de texto   Documentação fotográfica

Resumo

A presente pesquisa propõe um levantamento de equipamentos de cultura e lazer existentes no perímetro definido pelo Corredor Cultural (1979), na cidade do Rio de Janeiro. Pretende-se entender a articulação de tais equipamentos com o projeto do Corredor, e com os edifícios que o ocupam - uma vez que a região passou por uma série de processos de preservação, revitalização e reestruturação. A investigação vincula-se ao projeto "Área central do Rio de Janeiro: memória, patrimônio cultural e participação social, 1960-1992", o qual tem financiamento da FAPESP, na categoria Auxílio à Pesquisa, processo número 2014/05513-9, sob responsabilidade da Profa. Dra. Flávia Brito do Nascimento. O levantamento consistirá em informações referentes à localização e características de cada um dos equipamentos existentes, definindo-se seus usos principais, financiadores e mantenedores e, principalmente, delimitando-se os processos de aquisição, tombamento, restauro e uso dos edifícios que ocupam. O levantamento consistirá tanto na montagem de mapas da região, mas também na tabulação de cada equipamento, seguindo critérios previamente determinados. Objetiva-se um entendimento geral do que significou o projeto do Corredor Cultural para as transformações urbanas da região, e como isso se relacionou ao estabelecimento desses equipamentos de cultural e lazer. Para o andamento da pesquisa, serão utilizadas diversas referências, entre elas imagens fotográficas, documentos textuais, artigos e periódicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)